Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Semana Santa de fé em Cananéia

Colaboração: Lucas Rangel Xavier e Neyton João Pontes







A Semana Santa, compreendida entre o Domingo de Ramos, primeiro de abril e o Domingo de Páscoa, oito de abril, foi de muitas demonstrações de fé na Paróquia São João Batista de Cananéia.
As ações se iniciaram no Domingo de Ramos, dia primeiro de abril, às 18h30, com a Procissão de Ramos, com saída do bairro do Carijó e caminhada até a Igreja Matriz de São João Batista. A equipe de coordenação da Comunidade de São Francisco de Assis, juntamente com alguns colaboradores não pouparam esforços para a preparação desta importante data. Além de preparar a Missa durante a semana, também levantaram cedo no domingo para preparar todo o ambiente da Celebração. Ao entardecer, as pessoas começaram a chegar para a Procissão; que mais uma vez contou com a colaboração de figurantes de diversas comunidades para encenar o momento que marca a entrada de Jesus em Jerusalém, sendo prestigiada por cerca de 150 fiéis. Durante a Celebração, o Padre Víctor Hernández relatou a história de alguns mártires que perderam suas próprias vidas lutando por uma sociedade mais justa, humana e igualitária. No trajeto da procissão até a Igreja também se falou muito da questão da saúde, tema central da Campanha da Fraternidade 2012. A Missa celebrada na Matriz contou com aproximadamente 350 pessoas.
Na Quinta-feira Santa, dia cinco de abril, às 19h30, foi realizada a Celebração da Instituição da Eucaristia e Lava-pés, na Igreja Matriz, contando com a presença de cerca de 250 pessoas, que puderam presenciar a encenação de Jesus lavando os pés de seus discípulos, evidenciado sua humildade. Dessa forma, os ministros da Eucaristia também lavaram os pés dos fiéis presentes. Em seguida houve a Vigília do Santíssimo, com as Pastorais e Comunidades em revezamento.
Um dos momentos mais esperados ocorreu na Sexta-feira Santa, dia seis de abril, às 19h00, com a Encenação da Via Sacra, com saída da Igreja Matriz e continuidade pelas ruas do Centro da cidade, presenciada por cerca de 500 fiéis, que durante toda a encenação puderam, novamente, ouvir e refletir sobre a Saúde em nosso País. A encenação, preparada pela Pastoral da Juventude e colaboração de agentes de pastorais e comunidades contou com a ilustre participação do Coral São João Batista e dança da Pastoral da Juventude, seguida de Procissão do Senhor dos Passos e do Senhor Morto, acompanhada por aproximadamente 300 pessoas.
No Sábado, sete de abril, noite mais importante do ano litúrgico para os católicos, chamada Noite das Noites, às 20h00, houve a Vigília Pascal, iniciada na Praça Martin Afonso de Souza, com a bênção do fogo na Praça, onde os Óleos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos do ano litúrgico anterior são queimados e apresentados os novos Óleos, pelos ministros; acendido o Círio Pascal da Paróquia e, em seguida, os Círios das Comunidades. Vale lembrar que o Fogo do Círio representa a Luz de Cristo, que dissipa a escuridão, a Luz da Ressurreição que dizima a morte. Em seguida foi realizada a Celebração da Luz na Matriz, com Batismo para cerca de 250 pessoas.
Finalizando as atividades da Semana Santa, o Domingo de Páscoa, oito de abril, contou com Missas às 9h00 e às 19h30, na Igreja Matriz e, após a Celebração da noite, Procissão do Encontro de Jesus Ressuscitado e Nossa Senhora das Dores, com a presença de 150 pessoas em média.
A Paróquia São João Batista de Cananéia agradece a todas as pessoas que ajudaram e trabalharam na preparação das liturgias e encenação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário