Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sexta-feira, 13 de abril de 2012

A importância do Domingo

Será que já paramos pra pensar de onde vem a palavra Domingo, e a importância desse dia?
Domingo tem sua origem na palavra do latim: “Dominus”, que significa Senhor, sendo assim, “Dia do Senhor”, para nós, católicos, é o dia mais importante, dia de festa, pois é o dia da ressurreição de Cristo, a festa da Páscoa se repete a cada oitavo dia pela tradição da Igreja.
O saudoso Beato João Paulo II nos pede, na carta apostólica Mane Nobiscum Domine, que devemos dar uma atenção ainda maior à Missa Dominical, como celebração na qual a comunidade paroquial se reencontra em coro.
Anterior ao Domingo o dia de guarda era o sábado, palavra que vem do hebraico shabat, que significa “descanso”, pois Deus descansou no sétimo dia após a criação, por isso era assim vivido na antiga aliança, mas Jesus Cristo fez com a humanidade uma “nova aliança”, que nos trás a sua ressurreição. A cada domingo a Páscoa se repete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário