Passamos pela Quaresma em que a Igreja nos propõe recolhimento, conversão e oração para que estejamos preparados para vivenciar a Páscoa, sim vivenciar, pois a Páscoa, para nós, cristãos, não pode ser apenas mais uma data, nem só lembrança da Paixão e Ressurreição de Cristo, a Páscoa se faz novamente, vivemos ela em toda sua plenitude.
Estamos em Tempo Pascal, Tempo em que nos é dada a oportunidade de renovação junto com Cristo, deixamos para trás o homem velho para dar espaço ao homem novo, a Igreja através da liturgia nos ajuda a caminhar nessa dinâmica, da Quaresma olhando para as nossas limitações, refletindo, fazendo penitências até chegarmos limpos para um novo Tempo, seguindo os passos de Cristo. Como nos diz o apóstolo Paulo: “É tirar a nossa velha humanidade como uma roupa velha e podre, e vestir, como uma roupa nova, a nova humanidade criada à imagem de Deus.”
Pois Jesus veio para pagar a dívida de Adão, sendo ele o “novo Adão”que veio para carregar o fardo pesado do pecado de toda humanidade.
“O Cristo, novo Adão abre-nos as portas do Paraíso”.
Vivamos alegres esse Tempo de graça que nos é dado, libertados do pecado assim como o povo hebreu foi libertado da escravidão do Egito, fazemos uma Nova Aliança com Deus, levando à frente um mandamento novo: “amai-vos uns aos outros “.
Cristo ressuscitou! Aleluia! Aleluia!
Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa
Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.
A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).
Nenhum comentário:
Postar um comentário