Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sábado, 14 de abril de 2012

Jornada Mundial da Juventude 2013 no Brasil


A JMJ - Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Beato Papa João Paulo II em 1985,com a finalidade de estar mais próximo aos jovens, conhecer seus pensamentos, ouvir seus anseios e conflitos, reunindo jovens do mundo inteiro. O evento é celebrado a cada dois ou três anos em uma cidade do mundo. Para cada Jornada, o Papa sugere um tema.
Em 15 de julho de 2008, em Sydney na Austrália, iniciou-se a XXIII Jornada Mundial da Juventude, sob o tema: "Ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas" (At. 1, 8). Em 20 de julho, na Missa de encerramento, o Papa convocou os jovens do mundo todo para a XXVI Jornada Mundial da Juventude de 2011 em Madri na Espanha. No último dia da Jornada Mundial da Juventude em Madri, que teve o lema: “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”, o papa Bento XVI anunciou a cidade brasileira do Rio de Janeiro como próxima sede do mega evento católico em 2013 com o lema: “IDE E FAZEI DISCÍPULOS ENTRE TODAS AS NAÇÕES”.
Vamos, desde já, nos preparando para essa grande festa da Igreja, tendo o Cristo Redentor de braços abertos para acolher o mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário