Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quarta-feira, 7 de março de 2012

Editorial


Chama-se Quaresma os 40 dias de jejum e penitência que precedem à festa da Páscoa. Essa preparação existe desde o tempo dos Apóstolos, que limitaram sua duração para 40 dias, em memória do jejum de Jesus Cristo no deserto. Durante esse tempo a Igreja veste seus ministros com paramentos de cor roxa e suprime os cânticos de alegria: O "Glória", o "Aleluia" e o "Te Deum".
Na Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quarta-feira da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, à conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Nesse tempo santo, a Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade.
Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa.
Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo.
A Igreja nos convida nesse tempo ao jejum, à caridade e à oração, pois bem muito mais significativo do que deixar de comer ou fazer algo que gostamos como jejum é nos propor a um jejum não só do corpo como também espiritual, evitando coisas que não nos deixam crescer espiritualmente, deixar de falar mal dos nossos irmãos, nos abrir ao perdão, deixar de lado maus pensamentos são formas de jejum ainda mais agradáveis a Deus.
A Campanha da Fraternidade 2012 nos ajuda em relação à caridade e à oração pelos que mais precisam, compartilhando das necessidades do nosso próximo e ajudando na conscientização das políticas públicas em favor de uma sociedade mais justa e igualitária.
“Fraternidade e saúde publica” é o tema da campanha desse ano, a campanha salienta, nesse período, esse tema, mas isso deve se estender para que não esqueçamos das lutas pela vida e dignidade humana.

Por que a Igreja utiliza a cor roxa na quaresma?

A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que simboliza a penitência e a contrição. Usa-se no tempo da Quaresma e do Advento.
Nesta época do ano, os campos se enfeitam de flores roxas e róseas das quaresmeiras.
Antigamente, era costume cobrir, também, de roxo as imagens nas igrejas. Na nossa cultura, o roxo lembra tristeza e dor. Isto porque na Quaresma celebramos a Paixão de Cristo: na Via-Sacra contemplamos Jesus a caminho do Calvário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário