Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quarta-feira, 7 de março de 2012

CONHECENDO A NOSSA IGREJA

O que significa ser Santo


Por Neyton João Pontes

O que significa ser Santo?
Algumas vezes nos cai a pergunta: Porque existem os Santos, se só Deus é Santo?
Pois bem, no Evangelho de São Mateus, Jesus diz: “Sede perfeitos, assim como o Pai do céu é perfeito” (5,48). Deus é o único Santo (cf. Lv 19,2). Também o apóstolo Pedro nos exorta: “Como é Santo aquele que vos chamou, tornai-vos Santos, também vós, em todo vosso proceder” (1Pd 1, 15).
Pelo batismo recebemos a graça de Deus e a Santíssima Trindade vem habitar em nós. Somos templos do Espírito Santo e devemos conservar sempre Deus em nós, abrindo-nos sempre mais a Ele, deixando que sua graça nos transforme (cf 2 Cor 6,16). Assim, vamos nos assemelhando cada vez mais ao Deus Santo. Isto é fruto de nosso esforço, mas é, sobretudo, dom da graça do Espírito Santo.
Deus é amor. Ser Santo é, portanto, viver o amor puro a Deus e aos irmãos. Jesus mesmo falou que os “benditos de seu Pai “são aqueles que por causa dele, fazem o bem a todos os necessitados (cf Mt 25, 34-40). O martírio constitui o cume da santidade, porque faz do cristão um seguidor de Jesus Cristo, até o ponto de entregar a vida e deixar derramar o sangue como testemunho por Ele.
Deus Santo e todo poderoso por sua bondade estende a nós sua santidade, Santos são, enfim, todos aqueles que viveram o Evangelho e se encontram na casa do Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário