Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quarta-feira, 7 de março de 2012

Católicos iniciam a Campanha da Fraternidade 2012

Tema: “Fraternidade e Saúde Pública”
Lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra!”




A Campanha da Fraternidade de 2012 é um evento organizado pela CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, cujo tema é “Fraternidade e Saúde Pública”. O lema da Campanha é um versículo do livro do Eclesiástico: “Que a saúde se difunda sobre a terra!”(Eclo 38,8). A exemplo das campanhas anteriores, o evento teve início na quarta-feira de cinzas e se estenderá por todo o período da quaresma.
O objetivo geral dessa campanha é promover ampla discussão sobre a realidade da Saúde no Brasil e das políticas públicas da área, para contribuir na qualificação, no fortalecimento e na consolidação do SUS – Sistema Único de Saúde, em vista da melhoria da qualidade dos serviços, do acesso e da vida da população.
O texto-base da Campanha explicita os seguintes objetivos específicos:
 Disseminar o conceito de bem-viver e sensibilizar para a prática dos hábitos de vida saudável;
 Sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos, o suprimento de suas necessidades e a integração na comunidade;
 Alertar para a importância da organização da Pastoral da Saúde nas comunidades: criar onde não existe, fortalecer onde está incipiente e dinamizá-la onde ela já existe;
 Difundir dados sobre a realidade da saúde no Brasil e seus desafios, como sua estreita relação com os aspectos socioculturais de nossa sociedade;
 Despertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da saúde pública, visando a defesa do SUS e a reivindicação de seu justo funcionamento;
 Qualificar a comunidade para acompanhar as ações da gestão pública e exigir a aplicação dos recursos públicos com transparência, especialmente na saúde.

Paróquia São João Batista de Cananéia dá ponta-pé inicial para a Campanha da Fraternidade 2012


Na quarta-feira de cinzas, dia 22 de fevereiro, às 19h30, foi realizada uma sensibilização no que se refere à saúde pública no município, com um encontro em frente ao Pronto Socorro Municipal, com participação de cerca de 30 pessoas, que carregaram a cruz e o cartaz da Campanha da Fraternidade 2012, proclamando a Oração da Campanha e caminharam até a Igreja Matriz ao som do hino da Campanha, para a Missa de Cinzas.
A ação não teve um caráter político ou de protesto e sim de sensibilização sobre o tema e de solidariedade aos que se encontravam hospitalizados.
A Missa de Cinzas, celebrada pelos Padres Aldelson Souza Rosa e Víctor Hernández, teve a presença de cerca de 150 fiéis, e além da imposição das cinzas, que significa a penitência e humildade, pois “somos pó e ao pó voltaremos”, contou com a abertura oficial da Campanha da Fraternidade.

O cartaz de divulgação da campanha foi produzido pelo publicitário Marcelo Jacynto de Godoy, vencedor do concurso promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura, Educação e Comunicação Social da CNBB. O lançamento do cartaz e do texto-base da campanha ocorreu no dia 7 de julho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário