Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Paróquia São João Batista realiza Festa em louvor à padroeira Nossa Senhora dos Navegantes

As ações foram coordenadas pela Pastoral Familiar







A Paróquia São João Batista de Cananéia realizou entre os dias dez e 15 de agosto, a tradicional Festa em louvor à padroeira da cidade e dos pescadores Nossa Senhora dos Navegantes, que, sob a coordenação da Pastoral Familiar e colaboração de toda a comunidade católica, contou com bingos, forrós, Celebrações, Tríduo, Alvorada e Procissões em terra e mar, que tiveram grande participação de centena de fiéis, que demonstraram muita fé e devoção à Santa.
As atividades religiosas tiveram início na quarta-feira, dia dez, às 19h30, na Igreja Matriz, com a Celebração do Perdão, preparada pelas Pastorais da Criança e do Batismo. Já na quinta-feira, dia 11, também às 19h30, na Igreja Matriz, as Pastorais da Catequese, Saúde e Equipe de Eventos realizaram a Missa em intenção aos doentes.
Na sexta-feira, dia 12, dia de aniversário da cidade de Cananéia, as ações começaram com a apresentação do Coral São João Batista, às 08h00, na Praça Martim Afonso de Souza, durante a atividade cívica municipal. No mesmo dia, às 19h30, na Igreja Matriz, foi realizado o primeiro Tríduo em louvor à Nossa Senhora dos Navegantes e sua Coroação, sob a coordenação das Pastorais de Cáritas, Comunicação e Juventude, sendo que a coroação foi realizada pela Catequese da Comunidade de São José Operário do Porto Cubatão, preparada pela catequista Tereza Chimite, contando, ainda, com a presença do Padre Fabio.
O segundo dia de Tríduo, sábado, 13, teve a presença da Irmã Odete, sendo preparado pelas Pastorais Carcerária e Ministros da Eucaristia. Já o terceiro dia de Tríduo, domingo, 14, foi realizado pelas Pastorais do Dízimo e Ministros da Palavra, com a participação de Amanda Rafaeli Barbosa dos Reis.
O ponto alto da Festa aconteceu no dia 15, dia de Nossa Senhora dos Navegantes, com Missa Solene às 10h00 na Igreja Matriz, preparada por todas as comunidades, contando com a presença do Bispo diocesano Dom José Luiz Bertanha e padres da região, além de cerca de 700 fiéis, que prestigiaram a Festa, com o tema “Maria caminha com os jovens enraizados em Cristo”, lembrando a Jornada Mundial da Juventude, que acontece este mês em Madrid, na Espanha. Após a Celebração houve uma grande confraternização, preparada pela Pastoral Familiar, no Salão Paroquial. Às 16h00 a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes saiu em procissão terrestre até o Porto de onde saiu de barco para a Procissão Marítima, onde cerca de 300 pessoas acompanharam em embarcações e outras centenas prestigiaram da Beira Mar, de onde voltaram para a Igreja.
“Quando nossa Pastoral foi sorteada ficamos muito felizes pela escolha de Deus, Nossa Senhora sempre foi muito presente em nossas vidas e fizemos de tudo para ser uma boa festa, onde toda a comunidade ajudou, o povo e o comércio foram solidários. Foi uma festa de harmonia e laços de fraternidade. Estamos muito satisfeitos e felizes com a nossa Pastoral”, comentaram os coordenadores da Pastoral Familiar, Durvalino Monteiro e Vera Lucia Raimunda de Souza Monteiro.
Vale ressaltar que os próximos festeiros de Nossa Senhora dos Navegantes serão a Pastoral do Batismo e os Ministros da Palavra.

Agradecimentos

Por trás da Festa houve muito trabalho, nos bingos que aconteceram desde o mês de julho, na preparação da barraca, das comidas, na captação de prendas e organização do trabalho. Assim a Pastoral Familiar, através de seus coordenadores, agradece a todos que colaboraram, comunidade e comércio e doaram prendas e participaram de alguma forma e, em especial ao amigo Vandir Anselmo de Oliveira, da Comunidade de Nossa Senhora de Guadalupe do Acaraú que cantou todos os bingos da Festa, ao Som da Ilha, na pessoa do Paulo de Tarso Bilezekdjean Júnior e à Banda Municipal “Maestro João Gonçalves de Araújo”, na pessoa de Tiago Cubas.
Os coordenadores da cozinha Elane Barcela Azevedo e Silva, Carmem Ferreira Ribeiro e José Braz da Silva agradecem a todos que colaboraram nesses dias, como uma verdadeira família, e esperam que Deus abençoe a todos.
Parabéns à Pastoral Familiar pela belíssima Festa!!!! Deus os abençoe!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário