Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Jornada Mundial da Juventude

Encontro católico de jovens acontece em Madri, na Espanha, com o tema: “Enraizados e edificados em cristo, firmes na fé”



Estamos em plena Jornada Mundial da Juventude - JMJ, que teve início no dia 16 de agosto e se estende até o dia 21 do mesmo mês. Mas o que é a JMJ?
A Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Beato Papa João Paulo II em 1985, e consiste numa reunião de dezenas de milhares de pessoas católicas, sobretudo jovens. O evento é celebrado a cada dois ou três anos, numa cidade escolhida para celebrar a grande jornada em que participam pessoas do mundo inteiro. Nos anos intermédios, as Jornadas são vividas localmente, no Domingo de Ramos, por algumas Dioceses ao redor do mundo. Para cada Jornada, o Papa sugere um tema. Durante as JMJ’s, acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows. Tudo isso em diversas línguas.
Em sua penúltima edição, na Alemanha, em 2005, reuniu cerca de um milhão de jovens. Apesar de ser proposta pela Igreja Católica, é um convite a todos os jovens do mundo. Para João Paulo II, "…a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo."
O Beato João Paulo II teve a sensibilidade de ver a necessidade de um espaço maior para os jovens exporem suas idéias, pensamentos e conflitos. João Paulo II sempre teve um particular carinho com os jovens, dizia ele: "Eu gostaria de falar com vocês por mais tempo, ouvir vocês e saber o que pensam sobre vós mesmos e sobre o mundo, mas o tempo que me foi dado é muito curto."
Com esse mesmo sentimento o Papa Bento XVI está dando continuidade à JMJ, que se tornou o maior evento dentro da Igreja Católica, este ano sendo sediada em Madri na Espanha, com a presença recorde de 3 milhões de jovens vindos de todo mundo, inclusive de nossa Paróquia, representada pela Irmã Ann Griffin e Padres Victor Hernández e Adelson Souza Rosa e de nossa Diocese, com o Bispo Dom José Luiz Bertanha, demais clérigos e dois jovens, para esse grande encontro com o sucessor de Pedro que é símbolo de unidade da Igreja.
A JMJ desse ano tem como tema: "ENRAIZADOS E EDIFICADOS EM CRISTO, FIRMES NA FÉ".
A próxima JMJ já tem destino, será no ano de 2013 aqui no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, quando nós brasileiros vamos ser os anfitriões dessa grande festa da juventude e de braços abertos para acolher jovens do mundo inteiro.
Fica a mensagem do idealizador da JMJ: "Buscai o sentido da vida, uma poderosa experiência que fará surgir através de vocês uma sociedade mais justa e um mundo melhor" (Beato João Paulo II).

Nenhum comentário:

Postar um comentário