Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Editorial

Setembro é o mês da Bíblia – o mês em que estudamos e refletimos sobre um livro da Bíblia, este ano é trecho do livro do Êxodo. O tema é A CAMINHADA NO DESERTO - Travessia: passo a passo, o caminho se faz (Ex. 15, 22). Refletir sobre a caminhada no deserto é buscar novas luzes para refazermos a nossa travessia hoje e reavivarmos a presença de Deus na partilha, na gratuidade e no respeito à diversidade. Vá e participe num grupo da reflexão em sua comunidade!
No dia sete, dia da Pátria, vamos celebrar o Grito dos Excluídos com o tema: Pela Vida grita a TERRA… Por direitos todos nós! É necessário fortalecer as lutas locais para moradia digna, saúde, educação, saneamento, estradas, etc. em favor da Mãe Terra, Terra de Deus e nossa – o povo que sofre na pele dia a dia. Dia seis haverá um ato público aqui em Cananéia lembrando todas nossas lutas – juntando forças com todos que lutam pela vida. Venham participar!!
No dia 12 de Outubro celebramos o dia da criança, como cidadãos conscientizados vamos todos lutar pelos diretos da criança e do adolescente. Na prática podemos participar na Pastoral da Criança, criando grupos nos bairros onde ainda não existe. Parabéns para todos os pais e avós, que estão criando seus filhos com carinho, fé e educação. Podemos ir além e ajudar nossos vizinhos que não têm a mesma oportunidade de criar seus filhos com dignidade por falta de emprego, moradia, saúde ou apoio.
Celebramos, também, o dia de Nossa Senhora da Aparecida – Padroeira do Brasil. Que Ela nos cubra com seu manto e proteja-nos de todos os males, que ela guie nossos jovens no caminho da vida, dando conforto e força para os doentes e os angustiados, que nos nunca cansemos de dizer Ave Maria... Mãe de todos e Mãe deste imenso e lindo País e de todos seus filhos e filhas.
Outubro é o mês das missões, o mês de renovar o sentido verdadeiramente missionário, despertando a responsabilidade para o compromisso na evangelização em nossa família, comunidade, lugar de trabalho, escola... enfim em todo lugar.
Que O Espírito Santo, que desceu sobre os discípulos e os fizeste anunciadores do Evangelho, derrame os teus dons sobre cada um de nós e torne-nos sensíveis aos apelos e às necessidades dos nossos irmãos e irmãs; desperte em nossos corações de assumir com mais vigor nosso compromisso batismal que é o mandato de Jesus “... vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo...Lembrem-se disto: “eu estou com vocês todos os dias, ate o fim dos tempos”.

Pastoral da Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário