Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

terça-feira, 23 de agosto de 2011

VEM AI O GRITO DOS EXCLUIDOS VAMOS PARTICIPAR EM NOSSAS DIOCESES!

Irmã Marlene - Ilha Comprida / SP



A ARTE DE CUIDAR... DOS COFRES PÚBLICOS.
A DÍVIDA PÚBLICA NÃO ACABOU! VOCÊ PAGA POR ELA! AUDITORIA JÁ!
A dívida com o FMI – Fundo Monetário Internacional foi paga, mas com a emissão de novas dívidas ainda mais caras, ou seja, o problema não foi resolvido e sim agravado.
Um país refém dos juros e serviços do endividamento e por isso, sujeito a freqüentes ajustes fiscais exigidos pelos representantes do capital financeiro. O modelo de desenvolvimento escolhido para o Brasil sufoca as finanças públicas com um endividamento sempre crescente em favor dos donos do capital. O banco Mundial, o FMI e as instituições financeiras internacionais e nacionais, estão endividando os Estados brasileiros, inclusive para financiar a preparação dos megaeventos esportivos de 2014 e 2016. A mídia dá a falsa impressão de que esses empréstimos são a fundo perdido, mas não são! Em uma sociedade dilacerada pelo desemprego, pobreza, fome, violência e muita corrupção, vemos a indiferença e apatia por parte do povo brasileiro quanto ao destino da nação.
Informe-se (JUBILEU BRASIL, GRITO DOS EXCLUIDOS, JORNAL BRASIL DE FATO) e contribua com a denúncia, que o dinheiro público está sendo usurpado e não aplicado em políticas públicas e sociais em benefício do povo, que arca com pesada carga tributária. A dívida pública federal ultrapassa 2 trilhões. De 2000 a 2009 foram pagos $1.914 trilhão em juros e amortizações. Se lutarmos unidos, podemos reverter esse quadro: Auditoria já!
Venha participar no dia 7 DE SETEMBRO - do GRITO DOS EXCLUÍDOS! Em Registro /SP, às 9h00 na Praça da Matriz São Francisco Xavier.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Agradecimento

Durante a participação da Irmã Ann Griffin e dos Padres Víctor Hernández e Adelson Souza Rosa na JMJ – Jornada Mundial da Juventude, em Madri, na Espanha, a Irmã Brígida, que já faz parte de nosso município, e o Padre Gervásio, da cidade de Miracatu, estão à frente da nossa Paróquia. A comunidade de São João Batista de Cananéia agradece imensamente esse privilégio e acolhe a ambos com muito carinho. Muito obrigado e Deus os abençoe!

Obras de restauração da Igreja Matriz deve começar em breve

No último dia 15 de agosto, durante a Bênção Solene, após Procissão Marítima, o Padre Víctor Hernández anunciou que o projeto de restauração da Igreja Matriz São João Batista foi aprovado pelo CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo e logo as obras se iniciarão.

Jornada Mundial da Juventude

Encontro católico de jovens acontece em Madri, na Espanha, com o tema: “Enraizados e edificados em cristo, firmes na fé”



Estamos em plena Jornada Mundial da Juventude - JMJ, que teve início no dia 16 de agosto e se estende até o dia 21 do mesmo mês. Mas o que é a JMJ?
A Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Beato Papa João Paulo II em 1985, e consiste numa reunião de dezenas de milhares de pessoas católicas, sobretudo jovens. O evento é celebrado a cada dois ou três anos, numa cidade escolhida para celebrar a grande jornada em que participam pessoas do mundo inteiro. Nos anos intermédios, as Jornadas são vividas localmente, no Domingo de Ramos, por algumas Dioceses ao redor do mundo. Para cada Jornada, o Papa sugere um tema. Durante as JMJ’s, acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows. Tudo isso em diversas línguas.
Em sua penúltima edição, na Alemanha, em 2005, reuniu cerca de um milhão de jovens. Apesar de ser proposta pela Igreja Católica, é um convite a todos os jovens do mundo. Para João Paulo II, "…a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo."
O Beato João Paulo II teve a sensibilidade de ver a necessidade de um espaço maior para os jovens exporem suas idéias, pensamentos e conflitos. João Paulo II sempre teve um particular carinho com os jovens, dizia ele: "Eu gostaria de falar com vocês por mais tempo, ouvir vocês e saber o que pensam sobre vós mesmos e sobre o mundo, mas o tempo que me foi dado é muito curto."
Com esse mesmo sentimento o Papa Bento XVI está dando continuidade à JMJ, que se tornou o maior evento dentro da Igreja Católica, este ano sendo sediada em Madri na Espanha, com a presença recorde de 3 milhões de jovens vindos de todo mundo, inclusive de nossa Paróquia, representada pela Irmã Ann Griffin e Padres Victor Hernández e Adelson Souza Rosa e de nossa Diocese, com o Bispo Dom José Luiz Bertanha, demais clérigos e dois jovens, para esse grande encontro com o sucessor de Pedro que é símbolo de unidade da Igreja.
A JMJ desse ano tem como tema: "ENRAIZADOS E EDIFICADOS EM CRISTO, FIRMES NA FÉ".
A próxima JMJ já tem destino, será no ano de 2013 aqui no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, quando nós brasileiros vamos ser os anfitriões dessa grande festa da juventude e de braços abertos para acolher jovens do mundo inteiro.
Fica a mensagem do idealizador da JMJ: "Buscai o sentido da vida, uma poderosa experiência que fará surgir através de vocês uma sociedade mais justa e um mundo melhor" (Beato João Paulo II).

AGENDA

Dia 28/08 - Domingo
Martírio de São João Batista

Dia 07/09 – Quarta-feira
Grito dos Excluídos

Dia 25/09 - Domingo
Assembleia Paroquial e Encontrão das Comunidades

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Conhecendo a nossa Igreja

O uso das imagens na Igreja

Muitas vezes nós, católicos, somos questionados por pessoas de outras religiões sobre o uso das imagens que temos em nossa crença.
Algumas vezes citam um trecho da Bíblia para nos dizer o contrário e a maioria das vezes fazem uma má interpretação dessa passagem. Pois bem, o que Deus no Antigo Testamento proíbe é fazer imagens para serem adoradas como deuses, em substituição ao Deus único (cf. Ex 20,4). Mas não proíbe fazer outras imagens (cf. Ex 25,18 – 20; Nm 21, 8 – 9; 1 Rs 6, 23 – 35 e 7, 29), Deus mesmo manda fazer a imagem de dois querubins para a Arca da Aliança. A questão dos Querubins na tampa da arca representava a presença de Deus naquele lugar, mas eles não eram adorados e nem foram postos ali para esse fim, 2º Num 21:8 Deus mandou levantar uma serpente para que todos quantos olhassem para ela fossem curados, esta serpente também não tinha o objetivo de adoração, mas alguns, dentro o povo de Israel, passaram a idolatrar a serpente no lugar de Deus, e então no reinado de Ezequias, esta serpente foi destruída, posteriormente Jesus Fez uma alegoria de sua morte na Cruz com a serpente, e Disse: Assim como a serpente foi levantada no deserto importa que o filho do homem seja erguido na cruz, para que todos que tivessem seus corpos envenenados pelos pecados fossem curados (João 3: 14,15). Deus também fez o homem e a mulher à sua imagem e semelhança. Porque será que não citam esses trechos da Bíblia quando nos questionam sobre o uso das imagens?
Deus não seria contraditório, o que existe é um mau uso e uma má interpretação da Sagrada Escritura.
Uma certa confusão também se dá quando nós falamos em adoração. Não se trata de “adorar” imagens, mas de venerar o mistério nelas expresso. As diversas manifestações da vida/mistério de Cristo se tornam objetos de veneração, pois cada uma delas é expressão de sua única Divindade. Não só a sagrada Face de Cristo, mas cada aspecto de sua vida, bem como de sua Santa Mãe e dos apóstolos, são extensão de um único e grande mistério, o mistério da encarnação.
O Verbo Divino se fez carne. Deus, o mistério passou a ter um rosto, uma história, uma “imagem”. Deus se torna visível através da imagem de Jesus. Aqueles que tornaram-se parte neste mistério também tornaram-se dignos de serem representados e venerados.
A imagem faz parte da linguagem humana, assim como temos fotos de parentes queridos e de personalidades que representaram alguma coisa importante, para que possamos nos recordar, assim também temos as imagens de nossos Santos, que foram pessoas que doaram suas vidas a Cristo e a seus ensinamentos, essas imagens servem para nós como referência e exemplo de pessoas nas quais podemos nos espelhar para que possamos santificar as nossas vidas.
A visão da imagem nos ajuda, nos estimula e tem valor pedagógico e psicológico como suportes para a catequese, a oração e evangelização. Esta visão nos faz entrar com mais facilidade em intimidade com Deus e com seus Santos, onde ele também habita.
Os católicos não adoram imagens, não somos inocentes a ponto de pensar que a peça de barro, gesso ou madeira vá nos responder, porém veneramos (temos respeito), àquele que é representado pela imagem, sabendo que este realmente está no Reino dos Céus junto de Deus Pai , o único Adorado.

Neyton João Pontes

Editorial

Setembro é o mês da Bíblia – o mês em que estudamos e refletimos sobre um livro da Bíblia, este ano é trecho do livro do Êxodo. O tema é A CAMINHADA NO DESERTO - Travessia: passo a passo, o caminho se faz (Ex. 15, 22). Refletir sobre a caminhada no deserto é buscar novas luzes para refazermos a nossa travessia hoje e reavivarmos a presença de Deus na partilha, na gratuidade e no respeito à diversidade. Vá e participe num grupo da reflexão em sua comunidade!
No dia sete, dia da Pátria, vamos celebrar o Grito dos Excluídos com o tema: Pela Vida grita a TERRA… Por direitos todos nós! É necessário fortalecer as lutas locais para moradia digna, saúde, educação, saneamento, estradas, etc. em favor da Mãe Terra, Terra de Deus e nossa – o povo que sofre na pele dia a dia. Dia seis haverá um ato público aqui em Cananéia lembrando todas nossas lutas – juntando forças com todos que lutam pela vida. Venham participar!!
No dia 12 de Outubro celebramos o dia da criança, como cidadãos conscientizados vamos todos lutar pelos diretos da criança e do adolescente. Na prática podemos participar na Pastoral da Criança, criando grupos nos bairros onde ainda não existe. Parabéns para todos os pais e avós, que estão criando seus filhos com carinho, fé e educação. Podemos ir além e ajudar nossos vizinhos que não têm a mesma oportunidade de criar seus filhos com dignidade por falta de emprego, moradia, saúde ou apoio.
Celebramos, também, o dia de Nossa Senhora da Aparecida – Padroeira do Brasil. Que Ela nos cubra com seu manto e proteja-nos de todos os males, que ela guie nossos jovens no caminho da vida, dando conforto e força para os doentes e os angustiados, que nos nunca cansemos de dizer Ave Maria... Mãe de todos e Mãe deste imenso e lindo País e de todos seus filhos e filhas.
Outubro é o mês das missões, o mês de renovar o sentido verdadeiramente missionário, despertando a responsabilidade para o compromisso na evangelização em nossa família, comunidade, lugar de trabalho, escola... enfim em todo lugar.
Que O Espírito Santo, que desceu sobre os discípulos e os fizeste anunciadores do Evangelho, derrame os teus dons sobre cada um de nós e torne-nos sensíveis aos apelos e às necessidades dos nossos irmãos e irmãs; desperte em nossos corações de assumir com mais vigor nosso compromisso batismal que é o mandato de Jesus “... vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo...Lembrem-se disto: “eu estou com vocês todos os dias, ate o fim dos tempos”.

Pastoral da Comunicação

Paróquia São João Batista realiza Festa em louvor à padroeira Nossa Senhora dos Navegantes

As ações foram coordenadas pela Pastoral Familiar







A Paróquia São João Batista de Cananéia realizou entre os dias dez e 15 de agosto, a tradicional Festa em louvor à padroeira da cidade e dos pescadores Nossa Senhora dos Navegantes, que, sob a coordenação da Pastoral Familiar e colaboração de toda a comunidade católica, contou com bingos, forrós, Celebrações, Tríduo, Alvorada e Procissões em terra e mar, que tiveram grande participação de centena de fiéis, que demonstraram muita fé e devoção à Santa.
As atividades religiosas tiveram início na quarta-feira, dia dez, às 19h30, na Igreja Matriz, com a Celebração do Perdão, preparada pelas Pastorais da Criança e do Batismo. Já na quinta-feira, dia 11, também às 19h30, na Igreja Matriz, as Pastorais da Catequese, Saúde e Equipe de Eventos realizaram a Missa em intenção aos doentes.
Na sexta-feira, dia 12, dia de aniversário da cidade de Cananéia, as ações começaram com a apresentação do Coral São João Batista, às 08h00, na Praça Martim Afonso de Souza, durante a atividade cívica municipal. No mesmo dia, às 19h30, na Igreja Matriz, foi realizado o primeiro Tríduo em louvor à Nossa Senhora dos Navegantes e sua Coroação, sob a coordenação das Pastorais de Cáritas, Comunicação e Juventude, sendo que a coroação foi realizada pela Catequese da Comunidade de São José Operário do Porto Cubatão, preparada pela catequista Tereza Chimite, contando, ainda, com a presença do Padre Fabio.
O segundo dia de Tríduo, sábado, 13, teve a presença da Irmã Odete, sendo preparado pelas Pastorais Carcerária e Ministros da Eucaristia. Já o terceiro dia de Tríduo, domingo, 14, foi realizado pelas Pastorais do Dízimo e Ministros da Palavra, com a participação de Amanda Rafaeli Barbosa dos Reis.
O ponto alto da Festa aconteceu no dia 15, dia de Nossa Senhora dos Navegantes, com Missa Solene às 10h00 na Igreja Matriz, preparada por todas as comunidades, contando com a presença do Bispo diocesano Dom José Luiz Bertanha e padres da região, além de cerca de 700 fiéis, que prestigiaram a Festa, com o tema “Maria caminha com os jovens enraizados em Cristo”, lembrando a Jornada Mundial da Juventude, que acontece este mês em Madrid, na Espanha. Após a Celebração houve uma grande confraternização, preparada pela Pastoral Familiar, no Salão Paroquial. Às 16h00 a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes saiu em procissão terrestre até o Porto de onde saiu de barco para a Procissão Marítima, onde cerca de 300 pessoas acompanharam em embarcações e outras centenas prestigiaram da Beira Mar, de onde voltaram para a Igreja.
“Quando nossa Pastoral foi sorteada ficamos muito felizes pela escolha de Deus, Nossa Senhora sempre foi muito presente em nossas vidas e fizemos de tudo para ser uma boa festa, onde toda a comunidade ajudou, o povo e o comércio foram solidários. Foi uma festa de harmonia e laços de fraternidade. Estamos muito satisfeitos e felizes com a nossa Pastoral”, comentaram os coordenadores da Pastoral Familiar, Durvalino Monteiro e Vera Lucia Raimunda de Souza Monteiro.
Vale ressaltar que os próximos festeiros de Nossa Senhora dos Navegantes serão a Pastoral do Batismo e os Ministros da Palavra.

Agradecimentos

Por trás da Festa houve muito trabalho, nos bingos que aconteceram desde o mês de julho, na preparação da barraca, das comidas, na captação de prendas e organização do trabalho. Assim a Pastoral Familiar, através de seus coordenadores, agradece a todos que colaboraram, comunidade e comércio e doaram prendas e participaram de alguma forma e, em especial ao amigo Vandir Anselmo de Oliveira, da Comunidade de Nossa Senhora de Guadalupe do Acaraú que cantou todos os bingos da Festa, ao Som da Ilha, na pessoa do Paulo de Tarso Bilezekdjean Júnior e à Banda Municipal “Maestro João Gonçalves de Araújo”, na pessoa de Tiago Cubas.
Os coordenadores da cozinha Elane Barcela Azevedo e Silva, Carmem Ferreira Ribeiro e José Braz da Silva agradecem a todos que colaboraram nesses dias, como uma verdadeira família, e esperam que Deus abençoe a todos.
Parabéns à Pastoral Familiar pela belíssima Festa!!!! Deus os abençoe!!!!!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Cantinho do Dízimo


O dizimo faz parte do grande projeto de Deus para o seu povo e é sim um sistema financeiro. No entanto, no plano de Deus, dar dízimo apenas, não basta, é necessário dar mais, dar algo de si.

Tomemos como exemplo a família bem constituída. Quando ela é equilibrada e inteligente, cada membro contribui de acordo com suas possibilidades e conforme a necessidade.

Ninguém se omite, ou, pelo menos, não deveria se omitir. O resultado é uma família sem traumas e feliz. Na comunidade não é diferente. A comunidade é uma família ampliada, é a união das famílias. Daí a importância da participação de todos, com seus dons e bens, contribuindo não só financeiramente, mas sim participando ativamente dos projetos sociais.

Só assim a comunidade merece esse nome e poderá se orgulhar dele. Uma comunidade é formada por pessoas que se conhecem, se respeitam e se sentem responsáveis pela vida comunitária; pela COMUM UNIDADE.

Dizimistas aniversariantes de agosto

Parabéns!!!!!