Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Juventude – Drogas: Prevenir é saúde

Existem muitas maneiras do jovem se prevenir do uso de drogas e é desejável que ele assim o faça. O estágio de desenvolvimento físico e mental o jovem o torna especialmente vulnerável aos efeitos negativos e perigosos que o uso de drogas pode trazer. A melhor maneira de não vir a ser um usuário de qualquer tipo de droga, é não experimentá-la. Manter-se firme no propósito de cuidar da sua saúde e não coloca-la em risco em função da curiosidade. Para isso você precisa evitar o contato com a droga.
Gostaríamos apenas de reforçar a ideia de que a prevenção ao uso de drogas e suas consequências é sempre melhor e mais barato do que o tratamento. Ao cuidar da sua saúde e buscar ser uma pessoa informada e participativa na sua família, escola e comunidade você não estará ajudando somente a você, você será um exemplo para seus amigos e alguém que eles possam contar quando tiverem alguma dúvida e precisarem de orientação.

(Prevenção do uso Indevido de Drogas: Fatores de Risco e Fatores de Proteção. Helena M. B. Albertani; Sandra Scivoletto; Maria de Lurdes S. Zemel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário