Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Junho festeja o Padroeiro São João Batista, tem visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida e festividade de Corpus Christi




A Paróquia de São João Batista de Cananéia teve muito o que festejar no mês de junho, como as Festas do Padroeiro São João Batista, Corpus Christi e a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida
As festividades ao padroeiro São João Batista, tiveram início no dia 20 de junho, segunda-feira. O início das festividades foi dado às 18h00, com a chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida ao portal de entrada do município, seguindo em carreata até o Asilo de Idosos, onde encontrou com o andor de São João Batista e, juntos, em Procissão, seguram até a Igreja Matriz, onde, às 19h30, foi realizada a 1ª Celebração do Tríduo em louvor a São João, preparada pelas Pastorais da Juventude e da Comunicação, contando com a participação do Padre Ari, da cidade de Pariquera-açú, e de muitos fiéis, que lotaram a Igreja, sendo que após a Celebração houve a tradicional subida do Mastro de São João e Vigília junto à imagem de Nossa Senhora Aparecida. Já no dia 21 de junho, terça-feira, as Pastorais da Criança e da Catequese realizaram a 2ª Celebração do tríduo em louvor a São João, com a participação da Irmã Luzineide, da cidade de Eldorado. No dia 22 foi realizado o 3º dia de Celebração do Tríduo, também às 19h30, na Igreja Matriz.
No dia 23 de junho, quinta-feira, foi dia de festejar Corpus Christi, com a comunidade enfeitando as ruas com os tradicionais tapetes desde às 09h00, com Procissão às 17h00, seguida por inúmero fiéis, que depois assistiram à Missa na Matriz.
No dia 24, sexta-feira, foi realizada a Festa em Louvor a São João Batista, com Missa Solene às 10h00 na Igreja Matriz, Procissão às 17h00, com a participação de centenas de devotos, e descida do Mastro de São João às 19h00.
Parabéns aos festeiros, comunidades, pastorais e a todos que participaram e colaboraram com as festividades. Deus os abençoe!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário