Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Julho e Agosto

Estamos em pleno inverno e agente sente frio, tem festas julinas e vários lugares com música, dança, vinho quente, pipoca, etc., para animar e esquentar o povo. Mas, também têm pessoas que sentem falta de calor humano – que sentem solidão, isoladas, em depressão, pessoas desanimadas, pessoas lutando para enfrentar dificuldades e sofrimento. Nós somos chamados a esquentar o mundo deles com visitas, com palavras de apoio, palavras de conforto, de ânimo, ou, simplesmente, com nossa presença. Lembrar as palavras de Jesus “qualquer coisa que você faz para um de seus irmãos, você está fazendo para mim!”.
Neste mês de julho nós celebramos o Dia dos Avós com Santa Ana e Joaquim. Eles criaram Maria, que deu a luz a Jesus, que é nosso salvador, os avós de Jesus fizeram um papel importantíssimo na vida Dele e nossos avós e bisavós também. É importante respeitar e valorizar os idosos. Eles têm muita experiência de vida e sabedoria. O Dia dos Avós é uma oportunidade bonita para lembrar a vida deles, de conversar, visitar e escutar a vida antiga em que eles cresceram e, assim, deixarmos eles saberem que são muito amados e importantes em nossas vidas, não só neste dia, mas todos os dias.
O mês de agosto começa com a Festa do Bom Jesus de Iguape, uma festa muito querida para nosso povo, que faz romarias, promessas, agradecimentos, pedidos e lembranças dos pais e os avós que amam tanto Bom Jesus de Iguape e partilharam este amor com a família. Nós também somos chamados a sermos “Bons”, imitando Jesus de Iguape em relação ao nosso trabalho, família e comunidade.
No dia 15 a Paróquia celebrará a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes com Tríduo, Procissão e Missas. É um dos pontos mais altos em nossa Paróquia. Rezamos para que Nossa Senhora dos Navegantes proteja nossas famílias e, de modo especial, os pescadores e todas as pessoas que atravessam o mar, lembramos, também, dos nossos filhos e filhas que Ela guie seus passos para seguirem o caminho da vida e cresçam com dignidade e sabedoria. Nossa Senhora dos Navegantes, proteja nossa Paróquia. Amém!

PASCOM - Pastoral da Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário