Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Cantinho do Dízimo


OBJETIVOS DO DÍZIMO
Pelo Batismo nos tornarmos filhos adotivos de Deus e membros de sua Igreja.
O dízimo é a retribuição a Deus de uma parte de tudo o que Ele nos dá. O Dízimo em uma paróquia busca desenvolver dentro da comunidade as três dimensões fundamentais como pastoral: DIMENSÃO RELIGIOSA, DIMENSÃO SOCIAL E DIMENSÃO MISSIONÁRIA

01- Dimensão religiosa: atende aos fundamentais requisitos da Igreja, tais como: todas as necessidades ligadas ao culto e aos seus ministros. Gastos com o templo - construção e manutenção, salário dos funcionários, encargos, energia elétrica, água, telefone, impressos, combustível, paramentos litúrgicos, velas, vinho, hóstias, folhetos litúrgicos, equipamentos de som e audiovisuais, etc.
02- Dimensão social: o dízimo deve suprir as necessidades dos irmãos mais necessitados da comunidade, atendidos pelas pastorais sociais. As nossas pastorais sociais cuidam da promoção do ser humano e neste seu trabalho de misericórdia e compaixão resgatam a dignidade dos irmãos assistidos.
03- Dimensão missionária: contribui-se para a pastoral diocesana: ajuda para seminário, capacitação dos missionários leigos e leigas e ajuda às comunidades missionárias Nesse mesmo compromisso de fidelidade a Deus, somos convocados a proclamar o Evangelho a todos os povos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário