Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sexta-feira, 3 de junho de 2011

São João Batista

Maria Benedita Paiva

João Batista nasceu na cidade do Reino de Judá, filho de Zacarias e Izabel, prima de Maria, mãe de Jesus.
A relevância do papel de São João batista reside no fato de ter sido o “precursor” de Cristo, a voz que clamava no deserto e anunciava a chegada do Messias, insistindo para que os judeus se preparassem, pela penitência, para essa vinda.
Ele é um dos elos de ligação entre o Antigo e o Novo Testamentos.
Através de uma vida extremamente coerente, não cessava jamais de chamar os homens e mulheres à conversão. Era conhecido como profeta. Foi João quem batizou Jesus no Rio Jordão.
São João, voz que clama no deserto: “Endireitai os caminhos do Senhor...”, ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno o perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: “Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira o pecado do mundo”.
No dia 24 de junho, com muita alegria, a Igreja celebra solenidade litúrgica do nascimento de São João Batista, pois a misericórdia de Deus se manifestou no nascimento desse profeta. São João Batista, nosso Padroeiro, rogai por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário