Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

terça-feira, 14 de junho de 2011

Paróquia São João Batista de Cananéia realiza Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo

Trajetos, esmolamento, alvorada, Bingos, Tríduos, Missas e Procissão fizeram parte dos festejos







No último domingo, 12 de junho, a Paróquia São João Batista de Cananéia finalizou os Festejos em louvor ao Divino Espírito Santo, com muita fé, alegria e devoção.
Após longos anos a Paróquia passou a festejar o Dia do Divino Espírito Santo, dia de Pentecostes, na data litúrgica correta, ou seja, 50 dias após a Páscoa.
Os louvores iniciaram em três de maio, com Despedida da Bandeira, que passou todo o mês esmolando nas Ilhas e no Continente. Durante esse período também foram realizados bingos em prol da Festa.
No dia oito de junho, quarta-feira, foi realizada a Confissão Comunitária na Igreja Matriz de São João Batista, às 19h30. No dia nove, quinta-feira, houve Alvorada às 06h00 e Trajeto das Bandeiras às 19h00, seguida de 1º Tríduo do Divino Espírito Santo, na Igreja Matriz, com a presença do Bispo Diocesano Dom José Luiz Bertanha. No dia dez, sexta-feira, foi o realizado o Trajeto, seguido do 2º Tríduo do Divino Espírito Santo, também às 19h00, na Igreja Matriz. No dia 11, sábado, às 10h00 foi feito o Abrimento do Império e esmolamento, também com Trajeto e 3º Tríduo do Divino Espírito Santo, novamente às 19h00, na Igreja Matriz.
Finalmente no dia 12, domingo, foi realizada a Festa em louvor ao Divino Espírito Santo, contando com Missa Solene às 10h00, sendo que às 17h00 houve Procissão com Bandeiras e andores do Divino e de Nossa Senhora Aparecida, seguida de Bênção Solene em Louvor ao Divino.
A Paróquia São João Batista agradece a todos que contribuíram de alguma forma, como a Banda, Pastorais, Comunidade, religiosos e festeiros.
Que o Espírito Santo cubra os festeiros deste ano de bênçãos pela dedicação à festa e que, ainda, ilumine os festeiros do próximo ano. Deus os abençoe!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário