Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Paróquia São João Batista de Cananéia realiza Semana Santa com grande participação da comunidade

Encenação da Via Sacra novamente é ponto alto nas comemorações da Páscoa







A Paróquia São João Batista de Cananéia realizou a Semana Santa com a participação da comunidade e turistas, que se emocionaram com a já tradicional encenação da Via Sacra.
A primeira ação da Semana Santa foi a Procissão de Ramos, no domingo, dia 17, a partir das 18h30, com saída da Comunidade do Morro São João, seguindo para a Igreja Matriz onde foi Celebrada a Missa de Ramos. Mais uma vez houve a encenação de Jesus Cristo sendo recebido pelo povo, que o glorificava, em Jerusalém.
No dia 19, terça-feira, muitos fiéis do município de Cananéia foram para a cidade de Eldorado, participar da Missa dos Santos Óleos, às 19h30. Esta Celebração prepara os óleos que serão utilizados por toda a Diocese de Registro nos Sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos durante o ano de 2011.
Na Quinta-feira Santa, dia 21, às 20h00 foi Celebrada a Missa da Ceia do Senhor na Igreja Matriz de São João Batista de Cananéia, seguida da Hora Santa e Vigília de Oração, até à 01h00 da madrugada do dia 22, sob a coordenação das comunidades católicas. A Vigília teve continuidade a partir das 06h00 do dia 22, sendo realizada pelas Pastorais.
Ainda no dia 22, Sexta-feira Santa da Paixão, houve Celebração da Santa cruz na Igreja Matriz, às 15h00 e a tradicional Encenação da Via Sacra a partir das 19h00, sob a coordenação da PJ – Pastoral da Juventude, com saída da Igreja Matriz, sendo realizada pelas ruas do Centro da cidade, acompanhada por centenas de fiéis de Cananéia e turistas, que puderam, durante as Estações, refletir sobre o Tema da CF – Campanha da Fraternidade 2011, “Fraternidade e Vida no Planeta”. Após a encenação houve a Procissão do Senhor Morto.
Já no Sábado de Aleluia, dia 23, a partir das 20h30, foi realizada a Vigília Pascal na Igreja Matriz, com a Celebração da Luz junto à fogueira do lado de fora da Igreja, onde foram queimados os Santos Óleos do ano de 2010 e acendido o Círio Pascal, retornando para a Matriz, os fiéis renovaram seus votos de Batismo, em uma bela Celebração.
O Domingo de Páscoa, 24, contou com Missa e Batismo na Igreja Matriz às 09h00 e Missa de Páscoa, também na Matriz, a partir das 19h30, seguida da Procissão do Encontro, onde a Imagem de Nossa Senhora das Dores encontra com seu Filho, Jesus ressuscitado.
Parabéns a todos que de alguma forma colaboraram para a realização da Semana Santa na Paróquia de Cananéia e que a Páscoa faça renascer ainda mais forte a fé e o amor de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário