Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Momentos da Comunidade de São Francisco de Assis durante o tempo da Quaresma

Por João Batista Alves Júnior











A Comunidade Católica do Carijó contou com muitos acontecimentos nessa época de Quaresma, onde todos refletiram sobre suas vidas e principalmente sobre a vida de Jesus Cristo, de todo o seu percurso até chegar à Ressurreição. Mesmo antes de iniciar a quaresma, no dia primeiro de abril comemoramos o aniversário de Dona Dirce, e no dia sete o aniversário de Dona Antonia, duas pessoas que são exemplos de fé e de caminhada fraterna em nossa Comunidade. Que São Francisco continue abençoando suas vidas e de todos os aniversariantes desse mês.
No dia dois, a Comunidade contou com uma Celebração da Palavra muito especial, onde ocorreu o envio de três membros da Comunidade, que farão parte da tão importante Pastoral da Criança do Carijó. São elas: Lineth, Maria Santana e Jucilene. Que essa iniciativa de ajudar as famílias e, principalmente as crianças dessas famílias mais necessitadas do Bairro, possa fortalecer ainda mais a fé em Cristo e o compromisso que tiveram em assumir essa linda responsabilidade de ajudar o próximo, que Deus as abençoe sempre.
Durante todo esse tempo de penitência foram realizadas as visitas em prol à Campanha da Fraternidade deste ano, nas casas de alguns moradores da comunidade. Nessas visitas foram abordados vários assuntos referentes à proteção do meio ambiente e sobre a mudança de comportamento e atitudes que devemos ter para ajudar na melhoria da qualidade de vida do nosso planeta. A comunidade se dividiu em grupos para a realização dessas visitas, que também ocorreram não somente nessas casas, mas como nas casas de alguns jovens e crianças da Catequese. Todos esses encontros foram finalizados no dia 16 de abril, no Salão da Comunidade, com a Celebração da Via Sacra, que contou com cerca de 30 pessoas, entre elas as que participaram da Campanha, Mini-jovens, e também com a importantíssima presença de membros da Pastoral da Família, mais uma vez mostrando-se presente em nossa Comunidade. Finalizando também os encontros da Campanha da Fraternidade na Catequese, o grupo de João e Biatriz realizou um amigo chocolate, onde distribuíram para os seus catequizandos sacolinhas de tecido confeccionados pelos catequistas, visando a não utilização de sacolinhas plásticas, beneficiando o meio ambiente. Nesse mesmo dia, no período da manhã, foi realizado um Bazar da Pechincha no Salão, que contou com a doação de roupas e acessórios dos moradores da Comunidade e também dos amigos de outras Comunidades. Agradeço desde já pela colaboração de todos, e que esse sentido de partilha possa abençoar a todos que nos ajudaram nesse evento. Às 16h00, o Grupo de Mini-jovem e crianças da Catequese do Carijó foram visitar a Comunidade de Nossa Senhora de Guadalupe, no Bairro do Acaraú, onde aconteceu a segunda Liturgia das Crianças da Catequese da Paróquia. Fizemos, também, uma lindíssima Ação de Graças ao nosso amigo, e agora Padre, o Alessandro Nascimento em sua primeira Celebração aqui na Paróquia, no dia dez de abril, e também participamos da Celebração de Penitência, no dia 13, com uma bonita Entrada da Bíblia: “A semente é a palavra de Deus”.
Iniciamos a Semana Santa participando da Procissão de Ramos, que teve início no Morro São João, fizemos parte da Vígilia na quinta-feira, dia 21, com orações e reflexões desse tempo quaresmal, tivemos integrantes da Comunidade participando da Encenação da Via Sacra, que ocorreu na Sexta-feira da Paixão. No dia 23 de abril, às 9h00, a Catequese da Comunidade realizou uma palestra com o diácono e amigo Adelson Rosa, que esclareceu algumas dúvidas e fatos da Ressurreição de Cristo, enfim, da Páscoa. Logo à tarde, desse mesmo dia, a Comunidade distribuiu ovos de chocolate e doces para cerca de 60 crianças do Bairro, independente de religião, o que prevaleceu foi a boa vontade dos doadores e a boa fé dos realizadores, e claro, a alegria de ver o sorriso de tantas crianças felizes com aquela simbologia. Também contamos com um bolo de chocolate, que foi repartido entre todos os presentes, adultos e crianças.
À noite, na Celebração do Sábado de aleluia, fizemos outra belíssima entrada da Sagrada Escritura: Não tenham medo... Jesus ressuscitou! Noite abençoada, uma vez que contou com o batizado de dois membros do Grupo de Catecumenato de adultos da Comunidade, o Aguinaldo e a Dina, que fazem parte do grupo das catequistas Marcicléia Cunha e Dirce, que o Espírito Santo renove suas vidas.
Finalizamos nossa passagem na Semana Santa no Ofertório da Missa de Páscoa, no dia 24, onde ofertamos um painel demonstrando toda a alegria que São Francisco tem em proteger a nossa tão necessitada, porém exuberante, natureza. Que todos esses nossos esforços em levar a Palavra de Deus adiante possa nos fortalecer ainda mais, e que os caminhos percorridos possam aumentar em todos nós a vontade de fazer algo de bom aos nossos irmãos e amigos, e que São Francisco continue abençoando toda essa nossa querida Comunidade, e claro, nos tornando verdadeiros instrumentos de Vossa Paz. E que ela, a Paz, possa reinar na vida de todas nossas famílias. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário