Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Diocese de Registro celebra a Ordenação Presbiteral

Por Flávia Nascimento




A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, situada na cidade de Jacupiranga, foi sede da Ordenação Presbiteral do então diácono Alessandro da Silva Nascimento, no último dia três de abril, domingo. A Celebração, presidida pelo bispo da Diocese de Registro, Dom José Luiz Bertanha, teve início às 9h00, e contou com a presença de mais de mil pessoas, que vieram de várias Paróquias do Vale do Ribeira.
A Ordenação Presbiteral (Sacramento da Ordem) é um dos Sacramentos da Igreja Católica, e nela, o eleito, pela imposição das mãos do bispo e pela oração da Igreja é ordenado padre, assemelhando-se ao Cristo Bom Pastor, comunicando a Palavra de Deus para santificar o povo, levando a união a todas as pessoas.
Na Celebração o Bispo consulta a comunidade e o formador responsável. Aprovado como apto e admitido para o Sacramento da Ordem, o jovem professa seu sim e as promessas, prostra-se no chão enquanto se entoa a ladainha a todos os Santos, recebe a Palavra de Deus, o cálice e a patena para a Eucaristia, é revestido com a túnica e a estola, é ungido com óleo e recebe a imposição das mãos pelo bispo e demais sacerdotes presentes.
A Missa teve, também, a participação de diversos padres da Diocese, que foram prestigiar a bela Celebração Eucarística.
Ao final da Missa, Alessandro recebeu os comprimentos de todos os presentes. Além disso, um almoço foi servido a todos os que prestigiavam o evento.
A Diocese de Registro muito se alegra com a entrada de mais esse servo do Senhor, a serviço do bem.
A próxima Ordenação Presbiteral será a do diácono Adelson Rosa de Souza, no dia 30 de abril, no Ginásio Municipal da cidade de Sete Barras, a partir das 19h30. A Diocese de Registro convida a todos para mais esse momento de Graça e alegria.

Primeira Missa

A primeira Missa do Padre Alessandro foi celebrada na Igreja Matriz de Cananéia, no último domingo, dia dez de abril, às 19h30.
A Celebração contou com a presença de muitos fiéis, que lotaram a Igreja.
Após a Missa foi realizada uma confraternização em homenagem ao novo Padre.
Parabéns Padre Alessandro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário