Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quarta-feira, 9 de março de 2011

Quaresma

Por Bajorinas Juozas

Chegamos ao período do ano em que nos é reapresentado o tema do “sofrimento”.
Estamos acostumados a esperar e fazer de tudo para nenhuma dor ser mais possível, quanto mais sofrida por quem quer que seja.
Nosso coração se parte se pensamos ou percebemos um filho sofrendo. Inúmeras vezes nos pegamos pensando que Deus não deveria permitir estas situações.
Mas e Deus?
Deus é aquele ser a partir do qual aprendemos o bem e o mal, o conveniente e o inconveniente, o que está sujeito ao nosso aprendizado e o que Ele mesmo nos adianta.
Ele é a perfeição absoluta, a inteligência infinita, mas não é só; é o único amor eterno e infinito. Permitiu seu próprio Filho assumir resgatar-nos mediante paixão e morte e morte de um “marginal”, de um “fora de lei”.
Mas então Deus se revela e aceita o sofrimento e a dor de seu Filho a troco de poder sentir o nosso amor.
Qual é a lição então?
“A DOR SERVE PARA ENSINAR E RESTITUIR O AMOR!”
Neste período do ano pensemos nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário