Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 24 de março de 2011

O Credo

Por Neyton João Pontes*

Segundo a antiga tradição, os doze apóstolos. Reunidos em Jerusalém, teria, estabelecido, em comum, os rudimentos da nova fé. Essa versão era recitada pelos novos cristãos no momento do Batismo e ficou conhecido com “Credo Apostólico”.
O Credo que significa “Creio” ou Profissão de Fé, é uma confirmação e um comprometimento daquilo que acreditamos. No Credo está sintetizada toda a base da nossa Fé.
Com o passar do tempo, o Credo foi tendo variações, o Credo niceno-constantinopolitano, tendo esse nome porque foi adotado no primeiro Concílio de Neceia e depois foi aceita uma versão revisada no primeiro Concílio de Constantinopla. Outras versões foram elaboradas em reação a doutrinas que apareceram depois como heresias, mas este foi o último em que as comunhões Católicas e Ortodoxas conseguiram concordar em todos os pontos.
No Credo niceno-constantinopolitano se explicita que o Espírito Santo procede do Pai e do Filho. Nele também foi dogmatizado (crença estabelecida fundamental e indiscutível) as características que distinguem a Igreja Católica como sendo a verdadeira Igreja de Jesus Cristo das demais denominações surgidas da Reforma Protestante (Que professa: “Creio na Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica”).
Uma: “Há um só Senhor, uma só fé, um só Batismo. Há um só Deus e Pai de todos, que atua acima de todos, por todos e em todos”. Una descreve a unidade do Corpo de Cristo. Santa: significa a procura constante da Igreja pelo aperfeiçoamento e amadurecimento espiritual, uma vez que todos os cristãos foram “chamados a serem santos” (Rm 1,7). Católica: a palavra católica significa “universal”, significando a universalidade da Igreja de Cristo e a característica mais importante da Nova Aliança. Refere-se ao fato da Igreja como Corpo de Cristo não se limita a tempo, lugar, raça ou cultura, como ocorria com os judeus, único povo escolhido, na Antiga Aliança. Apostólica: esta característica descreve a origem da Igreja incluída a sua apostolicidade pela Igreja Católica. Refere-se ao primado do apóstolo Pedro e seus sucessores, os Papas, cuja Cátedra encontra-se em Roma (onde o apóstolo Pedro foi martirizado).
A palavra para Pedro e para pedra em aramaico são a mesma, assim é a rocha da Igreja, o princípio da Unidade e estabilidade.
Cristo declara “Tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela”.

*Neyton João Pontes trabalha com Arte, é católico e estudioso da religião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário