Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 24 de março de 2011

Liturgia das Crianças na Comunidade de São Francisco de Assis, Carijó

Por João Batista Alves Júnior







No último dia 19 de março, sábado, às 16h30, foi realizada, no Salão da Comunidade Católica do Carijó, a Liturgia das Crianças.
Uma das propostas da Catequese é que todo mês seja realizada uma Liturgia, em especial às crianças da Catequese, em uma Comunidade diferente, onde elas mesmas realizem a Celebração.
Nesse ano de 2011, a Comunidade de São Francisco de Assis foi a primeira a realizar esse tipo de Liturgia, que contou com cerca de 30 crianças, juntamente com seus catequistas, representados pelas comunidades do Acaraú, Centro e Carijó.
Essa Liturgia mensal tem como objetivo fomentar nos catequizandos a necessidade de um estudo voltado a Jesus e aos ensinamentos da Igreja, fazê-los sentir o verdadeiro significado de uma Celebração, além de poderem ter contato com outras Comunidades, bem como com a realidade de cada uma delas e dos grupos de catequese existentes na Paróquia.
Quem presidiu a Liturgia foi o nosso diácono Adelson Rosa, que explicou todo o sentido da Quaresma, desde a cor roxa até o porquê de ser um tempo de penitência e jejum, falando, também, da Campanha da Fraternidade, onde o tema está sendo estudado pelos grupos de Catequese. Ao final da Liturgia houve uma confraternização entre as Comunidades, com cachorro-quente, pipoca, bolo, refrigerante, suco e doces.
Que essa iniciativa da Catequese possa aumentar nos nossos catequizandos a esperança e a fé em Jesus Cristo ressuscitado!
Aproveito a oportunidade pra lembrar a Comunidade que as visitas nas casas pela Campanha da Fraternidade já estão sendo realizadas, e quem puder e quiser comparecer, basta, apenas, procurar a coordenação.
A paz a todos!

Um comentário: