Por João Batista Alves Júnior
No último dia 19 de março, sábado, às 16h30, foi realizada, no Salão da Comunidade Católica do Carijó, a Liturgia das Crianças.
Uma das propostas da Catequese é que todo mês seja realizada uma Liturgia, em especial às crianças da Catequese, em uma Comunidade diferente, onde elas mesmas realizem a Celebração.
Nesse ano de 2011, a Comunidade de São Francisco de Assis foi a primeira a realizar esse tipo de Liturgia, que contou com cerca de 30 crianças, juntamente com seus catequistas, representados pelas comunidades do Acaraú, Centro e Carijó.
Essa Liturgia mensal tem como objetivo fomentar nos catequizandos a necessidade de um estudo voltado a Jesus e aos ensinamentos da Igreja, fazê-los sentir o verdadeiro significado de uma Celebração, além de poderem ter contato com outras Comunidades, bem como com a realidade de cada uma delas e dos grupos de catequese existentes na Paróquia.
Quem presidiu a Liturgia foi o nosso diácono Adelson Rosa, que explicou todo o sentido da Quaresma, desde a cor roxa até o porquê de ser um tempo de penitência e jejum, falando, também, da Campanha da Fraternidade, onde o tema está sendo estudado pelos grupos de Catequese. Ao final da Liturgia houve uma confraternização entre as Comunidades, com cachorro-quente, pipoca, bolo, refrigerante, suco e doces.
Que essa iniciativa da Catequese possa aumentar nos nossos catequizandos a esperança e a fé em Jesus Cristo ressuscitado!
Aproveito a oportunidade pra lembrar a Comunidade que as visitas nas casas pela Campanha da Fraternidade já estão sendo realizadas, e quem puder e quiser comparecer, basta, apenas, procurar a coordenação.
A paz a todos!
Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa
Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.
A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
não pude estar presente mas estava linda
ResponderExcluir