Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 24 de março de 2011

Paróquia São João Batista de Cananéia realiza retiro espiritual no Itacuruçá

Por Adelson Rosa de Souza




Todas as Pastorais e Comunidades foram convidadas

"Então o Espírito conduziu Jesus ao deserto": Aconteceu no dia 20 de março, em Itacuruçá (Ilha do Cardoso) o Retiro dos agentes de pastoral da Paróquia São João Batista de Cananéia.
Por ocasião da Quaresma, todos os católicos são convidados a fazer seu momento de oração e retiro pessoal, pois o próprio Jesus fez um retiro de 40 dias e 40 noites (Mateus 4, 1-11).
Neste Retiro, orientado pelo padre Víctor Hernández, Irmã Brigida e diácono Adelson Rosa de Souza, se refletiu com base no segundo Domingo da Quaresma com as leituras e o Evangelho da transfiguração. O primeiro momento foi o do chamado pessoal, que se seguiu ao chamado na Comunidade, se refletiu também sobre o rosto da Comunidade e que Comunidade Jesus nos propõe. Momento forte foi o do compromisso assumido por cada um, mas em nível comunitário e, para isso, uma árvore seca foi enfeitada com os compromissos, simbolizados pelas folhas verdes que iam sendo colocadas a cada compromisso assumido comunitariamente por cada um.
“Por ser o primeiro Retiro que eu fui e achei muito proveitoso e valioso. Serviu para conhecer as pessoas e as ideias delas, porque a gente não conhece bem as pessoas. Muitas vezes temos opiniões e temos que aprender a escutar as opiniões dos outros, porque aprendemos muito escutando os outros. Aprendi a enfrentar o medo, pois deixamos de fazer muitas coisas. De agora em diante vou enfrentar e não ter medo, acreditar que Deus está conosco. Olhava o céu, as nuvens, as águas e contemplava a natureza, pensava que Deus tinha deixado tudo sob o nosso cuidado. Rezava pedindo a Deus força para enfrentar os medos e, na contemplação, percebi que Deus estava ali, e que podem aparecer todos os obstáculos que Deus vai estar ali. Por pior que seja o problema, Deus estará do nosso lado”, comentou a agente de Pastoral do Coral, Lacir.
Importante foi a acolhida feita pela Comunidade de Santo André do Itacuruçá, que além de ceder o espaço físico da Comunidade, preparou um ótimo café e serviu um delicioso almoço, além da bonita simpatia de todos da Comunidade. Finalizando o retiro com a Celebração Eucarística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário