Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 24 de março de 2011

Festa do Divino Espírito Santo muda de data em Cananéia

Por Neyton João Pontes

Há alguns anos atrás, cerca de 60 anos, a cidade de Cananéia não tinha um padre fixo, então, vinham padres de outras localidades para as épocas mais importantes, como na Festa do Padroeiro São João Batista, no dia 24 de junho, daí se aproveitava para fazer tudo o que fosse preciso na mesma data, como Casamentos, Batizados, Primeira Comunhão, enfim, inclusive a junção de Festas. Assim aconteceu com a Festa de Pentecostes (Divino Espírito Santo).
Pentecostes como o próprio nome diz "penta = cinquenta”, cinquenta dias após a Páscoa. Dessa forma, a Festa de Pentecostes passou a ser comemorada no dia 23 de junho, véspera da Festa do Padroeiro, e assim ficou por anos e anos, mesmo depois que a cidade começou a ter padres fixos a data não foi corrigida.
Neste ano, por coincidência do calendário, a Festa de Corpus Christi caiu no dia 23 de junho, junto à Festa do Divino aqui em Cananéia, e então se viu a necessidade de agora corrigir a data da Festa de Pentecostes, na data em que toda a Igreja Católica, na sua unidade, em todo mundo, em comunhão com Roma, celebra.
Assim sendo, neste ano a Festa irá acontecer com todos seus costumes e tradições, sem se perder nada, mas ainda mais bonita por estarmos em comunhão e unidade com toda Igreja, no dia 12 de junho, já que Pentecostes é uma data móvel, de acordo com a Páscoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário