Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Paróquia São João Batista realiza formação de Catequistas

Por Lucas Rangel Xavier




No último dia 13 de fevereiro, domingo, aconteceu a primeira Reunião de Formação de Catequistas do ano de 2011. O encontro foi conduzido pelo Diácono Adelson, pela irmã Brígida e pelas coordenadoras Rosania e Marlene.
Inspirados na frase: “Ser catequista é um dom de Deus”, esses missionários puderam tratar de muitos assuntos pertinentes à Catequese, tendo a oportunidade de refletir, expor ideias e, também, planejar as principais datas do ano.
Um dos principais momentos da reunião aconteceu quando nosso amigo de Comunidade, Neyton Pontes, expôs aos catequistas um pouco da história da Igreja e dos Papas; enriquecendo o conteúdo da formação. Todavia, esta foi apenas a primeira parte.
Finalizando este domingo de formação, os catequistas participaram da Missa do Envio, que aconteceu na Igreja Matriz. Diante da comunidade renovaram não só o compromisso de evangelizar, mas também de ter humildade para aprender cada vez mais a prática da caridade e amor fraternos.
Que Deus abençoe a cada um deles nessa caminhada, pois o catequista é aquele que transmite o tesouro da fé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário