Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sábado, 30 de janeiro de 2010

Sucesso do MusiCana colabora para a restauração da Igreja Matriz de São João Batista de Cananéia






Sucesso, essa é a palavra para definir o I MusiCana, evento musical realizado no último dia 23 de janeiro, sábado, a partir das 21h00, no Ginásio Poliesportivo “Governador Mário Covas”, que teve toda a sua renda revertida para a campanha de Restauração da Igreja Matriz de São João Batista de Cananéia.
A ideia surgiu da necessidade de se arrecadar fundos para o pagamento do projeto de restauração da Igreja Matriz, um dos prédios públicos mais antigos do Brasil. Com a colaboração de artistas, empresários e comerciantes da região foi possível criar este novo formato de evento na cidade, que ao mesmo tempo diverte e colabora com a preservação da história de Cananéia.
Os shows, todos realizados solidariamente pelos artistas, começaram por volta das 22h30 com a apresentação da Banda cananeense Enjoy 91 e do, também de Cananéia, DJ Julio, em seguida o evento seguiu com muito sertanejo universitário com a dupla sensação do Vale do Ribeira, Luiz Henrique e Juliano e da dupla sertaneja Rubens e Robson, a festa terminou com a apresentação de sucessos de época e músicas atuais, com a Banda Amigos (ex-integrantes da Banda Pirâmide).
Vale ressaltar que o evento, além de possuir uma boa causa, foi extremamente divertido e familiar.
Agradecimentos: Cia. Da Moda, Hotel Costa Azul, Supermercado da Ilha, Hotel Marazul, Hotel Sol a Sol, Laborclin, Supermercado Millennyum, Restaurante Naguissa do Silêncio, Hotel e Pousada da Néia, Neneca Imóveis, Papel & Cia., Posto Rotta, Via Maria Bistrô e Pousada, Pousada Recanto do Morro, Recanto dos Pescadores, Restaurante Caiçara, Restaurante Sambaqui, Mercado Takagi, Silso Lanches, Valemix, Vale na TV, Rede VTV, Prefeitura Municipal da Estância de Cananéia, Maxxi Produções, SABESP – Saneamento Básico do Estado de São Paulo, Camping das Bromélias, Supermercado Yassuy e Casa & Cia.

Comunidade da Enseada da Baleia realiza festa em louvor ao Padroeiro São Sebastião



A festa foi realizada no sábado, dia 23 de janeiro

A comunidade católica da Enseada da Baleia realizou, entre 13 a 23 de janeiro, as festividades ao seu Santo Padroeiro, São Sebastião.
Entre os dias 13 e 21 foi realizada a Novena em intenção ao Santo, que foi encerrada na quinta-feira (21) com Bingo em prol da Festa às 21h00.
Na sexta-feira, dia 22, houve Bingo em prol da Festa, às 21h00, seguido de forró e fandango às 23h00.
As festividades do sábado, 23, foram iniciadas com Procissão com o andor de São Sebastião pela praia da comunidade, contando com três paradas para reflexão, sendo a primeira parada no morretinho, sobre a erosão que afeta a comunidade local; a segunda parada foi na praia, sobre a depredação humana na natureza e a terceira e última parada foi realizada em frente à Escola, sobre os problemas da educação.
Após a Procissão cerca de 60 pessoas participaram da Santa Missa em louvor a São Sebastião no barracão, seguida de torneios esportivos no período da tarde.
Parabéns à comunidade pela bela festa!

Campanha da Fraternidade 2010


Economia e Vida – Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro

Foi dado o pontapé inicial para a Campanha da Fraternidade de 2010, com o tema “Economia e Vida” e lema “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mt 6,24), que tem como o objetivo de “unir Igrejas cristãs e pessoas de boa vontade na promoção de uma economia a serviço da vida, sem exclusões, contribuindo para a construção de uma cultura de solidariedade e paz”.
A Campanha pretende, ainda, denunciar a perversidade de todo modelo econômico que vise, em primeiro lugar, ao lucro, sem se importar com a desigualdade, a miséria, a fome e a morte; educar para a prática de uma economia de solidariedade, de cuidado com a criação e de valorização da vida como o bem mais precioso e conclamar as igrejas, as religiões e toda a sociedade para ações sociais e políticas que levem à implantação de um modelo econômico de solidariedade e justiça para todas as pessoas.
Sob a responsabilidade do CONIC, a Campanha da Fraternidade 2010 será ecumênica, pois estará aberta à participação de todas as denominações cristãs e pessoas de boa vontade que quiserem nela comprometer-se, no espírito do ecumenismo. Para essa finalidade foi constituída uma Comissão responsável pela sua realização, formada por dois delegados de cada Igreja-membro do CONIC.
Segundo Ana Maria Nammur, representante diocesana da CFE, a Campanha já começou e estão sendo programadas atividades para a Quaresma, onde ações sobre consumo consciente, oficina de geração de renda, participação em conselhos, atos públicos sobre o tema, economia doméstica, economia solidária, etc., deverão ser realizados, mostrando que a economia deve estar a serviço da vida.

Oração da CFE 2010

Ó Deus criador, do qual tudo nos vem, nós te louvamos pela beleza e perfeição de tudo que existe como dádiva gratuita para a vida.
Nesta Campanha da Fraternidade Ecumênica, acolhemos a graça da unidade e da convivência fraterna, aprendendo a ser fiéis ao Evangelho.
Ilumina, ó Deus, nossas mentes para compreender que a boa nova que vem de ti é amor, compromisso e partilha entre todos nós, teus filhos e filhas.
Reconhecemos nossos pecados de omissão diante das injustiças que causam exclusão social e miséria.
Pedimos por todas as pessoas que trabalham na promoção do bem comum e na condução de uma economia a serviço da vida.
Guiados pelo teu espírito, queremos viver o serviço e a comunhão, promovendo uma economia fraterna e solidária, para que a nossa sociedade acolha a vinda do teu reino.
Por Cristo, nosso Senhor.
Amém!

Integrantes das Pastorais e Ministérios da Paróquia São João Batista de Cananéia se formam em Teologia



A formatura foi realizada na Catedral de São Francisco Xavier em Registro

No último dia 14 de dezembro, segunda-feira, às 19h30, os integrantes de Pastorais e ministros da Paróquia São João Batista de Cananéia, Ana Maria Nammur, Rosania Maria Barbosa dos Reis, Marlene Pires de Almeida e Sérgio de Almeida se formaram em Teologia, com Cerimônia e Missa celebrada pelo Bispo Diocesano Dom José Luiz Bertanha, na Catedral de São Francisco Xavier, na cidade de Registro, onde receberam certificados de conclusão do curso e posteriormente realizaram uma confraternização entre todos os formandos, que eram de toda a Diocese.
Segundo Ana, o curso “esclareceu muito sobre a Bíblia, sobre a história da religião, vida de Jesus, de Maria e São Paulo, entendemos como a Bíblia ainda é atualizada nos dias de hoje”, comenta.
Ao todo foram cerca de 70 formandos de toda a Diocese que completaram o curso, que foi ministrado pelos Padres Víctor, Jorge, Brasílio, Marciel, Luis Carlos, Fábio Pires e Irmã Odete, entre fevereiro de 2008 e dezembro de 2009.
Parabéns!!!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

MusiCana arrecadará fundos para a restauração da Igreja Matriz de Cananéia


Tudo pronto para o maior evento filantrópico de música ao vivo de todos os tempos em Cananéia. O I MusiCana será realizado no próximo dia 23 de janeiro, sábado, a partir das 21h00, no Ginásio Poliesportivo “Governador Mário Covas” e terá toda a sua renda revertida para a campanha de Restauração da Igreja Matriz de São João Batista de Cananéia.
A ideia surgiu da necessidade de arrecadar fundos para o pagamento do projeto de restauração da Igreja Matriz, um dos prédios públicos mais antigos do Brasil. Com a colaboração de artistas, empresários e comerciantes da região foi possível criar este novo formato de evento na cidade, que ao mesmo tempo diverte e colabora com a preservação da história de Cananéia.
De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Cananéia, um dos parceiros do evento, com a ajuda de todos o objetivo é transformar o MusiCana em um evento anual sempre com a característica de arrecadar fundos para projetos sociais e turísticos no município.
Os shows estão marcados para começar às 21h30 com a apresentação da Banda cananeense Enjoy 91. Em seguida, às 22 horas, o MusiCana segue com muito sertanejo universitário com a dupla sensação do Vale do Ribeira, Luiz Henrique e Juliano. Às 23h30 o público poderá se divertir e dançar muito, relembrando sucessos de época e músicas atuais, com a Banda Amigos (Ex-integrantes da Banda Pirâmide) e para encerrar a festa, um super show com a dupla sertaneja, destaque da Festa do Mar 2009, Rubens e Robson. A sonorização é da Maxxy Produções.
O evento tem a presença confirmada da equipe do Programa Vale na TV, registrando os melhores momentos do MusiCana 2010 para a veiculação em canal aberto, pela Rede VTV, para 41 municípios do Vale do Ribeira, Interior e Litoral Norte.