Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sábado, 30 de janeiro de 2010

Comunidade da Enseada da Baleia realiza festa em louvor ao Padroeiro São Sebastião



A festa foi realizada no sábado, dia 23 de janeiro

A comunidade católica da Enseada da Baleia realizou, entre 13 a 23 de janeiro, as festividades ao seu Santo Padroeiro, São Sebastião.
Entre os dias 13 e 21 foi realizada a Novena em intenção ao Santo, que foi encerrada na quinta-feira (21) com Bingo em prol da Festa às 21h00.
Na sexta-feira, dia 22, houve Bingo em prol da Festa, às 21h00, seguido de forró e fandango às 23h00.
As festividades do sábado, 23, foram iniciadas com Procissão com o andor de São Sebastião pela praia da comunidade, contando com três paradas para reflexão, sendo a primeira parada no morretinho, sobre a erosão que afeta a comunidade local; a segunda parada foi na praia, sobre a depredação humana na natureza e a terceira e última parada foi realizada em frente à Escola, sobre os problemas da educação.
Após a Procissão cerca de 60 pessoas participaram da Santa Missa em louvor a São Sebastião no barracão, seguida de torneios esportivos no período da tarde.
Parabéns à comunidade pela bela festa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário