Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sábado, 30 de janeiro de 2010

Campanha da Fraternidade 2010


Economia e Vida – Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro

Foi dado o pontapé inicial para a Campanha da Fraternidade de 2010, com o tema “Economia e Vida” e lema “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mt 6,24), que tem como o objetivo de “unir Igrejas cristãs e pessoas de boa vontade na promoção de uma economia a serviço da vida, sem exclusões, contribuindo para a construção de uma cultura de solidariedade e paz”.
A Campanha pretende, ainda, denunciar a perversidade de todo modelo econômico que vise, em primeiro lugar, ao lucro, sem se importar com a desigualdade, a miséria, a fome e a morte; educar para a prática de uma economia de solidariedade, de cuidado com a criação e de valorização da vida como o bem mais precioso e conclamar as igrejas, as religiões e toda a sociedade para ações sociais e políticas que levem à implantação de um modelo econômico de solidariedade e justiça para todas as pessoas.
Sob a responsabilidade do CONIC, a Campanha da Fraternidade 2010 será ecumênica, pois estará aberta à participação de todas as denominações cristãs e pessoas de boa vontade que quiserem nela comprometer-se, no espírito do ecumenismo. Para essa finalidade foi constituída uma Comissão responsável pela sua realização, formada por dois delegados de cada Igreja-membro do CONIC.
Segundo Ana Maria Nammur, representante diocesana da CFE, a Campanha já começou e estão sendo programadas atividades para a Quaresma, onde ações sobre consumo consciente, oficina de geração de renda, participação em conselhos, atos públicos sobre o tema, economia doméstica, economia solidária, etc., deverão ser realizados, mostrando que a economia deve estar a serviço da vida.

Oração da CFE 2010

Ó Deus criador, do qual tudo nos vem, nós te louvamos pela beleza e perfeição de tudo que existe como dádiva gratuita para a vida.
Nesta Campanha da Fraternidade Ecumênica, acolhemos a graça da unidade e da convivência fraterna, aprendendo a ser fiéis ao Evangelho.
Ilumina, ó Deus, nossas mentes para compreender que a boa nova que vem de ti é amor, compromisso e partilha entre todos nós, teus filhos e filhas.
Reconhecemos nossos pecados de omissão diante das injustiças que causam exclusão social e miséria.
Pedimos por todas as pessoas que trabalham na promoção do bem comum e na condução de uma economia a serviço da vida.
Guiados pelo teu espírito, queremos viver o serviço e a comunhão, promovendo uma economia fraterna e solidária, para que a nossa sociedade acolha a vinda do teu reino.
Por Cristo, nosso Senhor.
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário