Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

terça-feira, 23 de março de 2010

Diocese de Registro realiza reunião de Secretariado Diocesano

Angélica Bajorinas, auxiliar administrativo,
Paróquia São João Batista, Cananéia, SP.




No último dia 20 de março, sábado, foi realizada a primeira reunião do Secretariado Diocesano, na Diocese de Registro. A manhã de formação foi marcada por várias dinâmicas em grupo que tiveram por tema a “Teologia do Cuidado”, com o objetivo central de fazer com que os participantes refletissem sobre a atividade desenvolvida na Paróquia e sobre sua própria identidade.
Falando assim, parece ser algo de há muito tão “batido”, tarefa tão fácil de realizar, mas não é verdade! Vejamos o que você responderia diante das seguintes indagações:
1) Quem sou eu?
2) O que eu faço de melhor?
3) Por que estou aqui?
4) Qual o sentido do trabalho no dia de hoje?
5) O que é Pastoral?
6) O que é ser auxiliar administrativo?
Respondeu????
Bem, o grupo se dividiu, analisou, refletiu e chegou ao seguinte consenso: “O trabalho na nossa visão é essencial, deve gerar realização (pessoal, profissional e monetária) e ser executado com prazer. E mais, para o bom desempenho se faz necessária a capacitação para gerar qualificação”. “Pastoral é o conjunto de pessoas que trabalham unidas para servir a comunidade dentro do contexto eclesial e de evangelização, ressaltando-se que não devemos confundi-la com “equipe”, eis que a Pastoral deve ‘pastorear’, ‘conduzir’”. “O auxiliar administrativo é aquele que executa, cuida da administração interna da Paróquia, porém, no dia-a-dia, é aquele que ‘tem mil e uma utilidades’ e em decorrência disto, dever ser organizado, responsável e desenvolver suas atividades em conjunto, ou sob orientação do CAEP”.
Viu só???!!! O pessoal não está de brincadeira hein!!!
Já na parte da tarde o assunto foi totalmente específico, ou seja, discussões e orientações sobre Contabilidade, mas isso já fica para outro encontro, até mais leitor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário