Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

terça-feira, 30 de março de 2010

Diocese de Registro participa de Conferência Regional de Economia Solidária do Vale do Ribeira

A Economia Solidária é um dos temas da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010




A Diocese de Registro, juntamente com a Associação Rede Cananéia, Prefeitura de Registro, Departamento de Bem Estar Social e do Desenvolvimento econômico, CUT – Central Única dos Trabalhadores – Vale do Ribeira, Igreja Católica de Registro, CIMI – Conselho Indigenista Missionário, AQUIVALE – Associação dos Aquicultores do Vale do Ribeira, SINTRAVALE – Associação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Vale do Ribeira e Litoral Sul, EAACONE – Equipe de Articulação e Assessoria das Comunidades Negras e Grupo de Artesãos de Registro, realizou a 1ª Conferência Regional de Economia Solidária do Vale do Ribeira, no último dia 26 de março, sexta-feira, das 09h00 às 17h00, no CPD – Centro Diocesano Pastoral e, paralelamente, a Feira de Economia Solidária, das 10h00 às 18h00, na Praça dos Expedicionários.
Segundo o Bispo Diocesano Dom José Luiz Bertanha, a Economia Solidária é um dos temas da CFE – Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 que tem como tema “Economia e Vida” e como Lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”, para ele, somos todos convidados a ver os eixos que fundamentam nossa realidade, pois poucos usufruem de muito e a grande massa tem apenas o básico para a sobrevivência. Para ele a sociedade precisa se organizar para ter a participação de todos em busca do bem comum, para que todos tenham vida e dignidade.
O evento teve a participação de cerca de 200 pessoas, representantes de todo o Vale do Ribeira, e objetivou realizar um balanço sobre os avanços, limites e desafios da Economia Solidária e das Políticas Públicas de Economia Solidária no atual contexto socioeconômico, político, cultural e ambiental nacional e internacional; avançar no reconhecimento do direito a formas de organização econômica baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação, na autogestão, na sustentabilidade e na solidariedade; propor prioridades, estratégias e instrumentos efetivos de políticas públicas e programas de economia solidária, com participação e controle social; além de promover o conhecimento mútuo e articulação dos Poderes Públicos, das organizações e sujeitos que constroem a Economia Solidária.
Foram discutidas as estratégias de desenvolvimento de Economia Solidária como Comércio Justo, Agricultura Familiar e Marco Legal. E, posteriormente, debates em grupos temáticos, plenária e eleição dos delegados para as Conferências Estadual e Nacional.
A Igreja Católica foi eleita como representante das entidades de apoio na Conferência Estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário