Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Diocese de Registro participa de reunião para preparação da Campanha da Fraternidade de 2010




Economia e Vida – Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro

A Diocese de Registro participou da Reunião para a preparação da Campanha da Fraternidade de 2010, realizada entre os dias 23 e 25 de outubro, na cidade de Itaici/SP, por meio da representante da Diocese de Registro e agente das Pastorais Familiar e da Comunicação da Paróquia São João Batista de Cananéia, Anna Maria Nammur.
Cerca de 350 pessoas, de Dioceses da Regional Sul1, dividida em nove subregionais, participaram das atividades. As Igrejas-membro do CONIC - Conselho Nacional de Igrejas Cristãs assumiram o compromisso de realizar a nova Campanha da Fraternidade no ano de 2010, com o tema “Economia e Vida” e lema “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mt 6,24).
Sob a responsabilidade do CONIC, a Campanha da Fraternidade 2010 será, portanto, ecumênica, pois estará aberta à participação de todas as denominações cristãs e pessoas de boa vontade que quiserem nela comprometer-se, no espírito do ecumenismo. Para essa finalidade foi constituída uma Comissão responsável pela sua realização, formada por dois delegados de cada Igreja-membro do CONIC.
Segundo Ana, durante a reunião foi ressaltado que a Campanha deve ser lançada em nível municipal até o final do ano, sendo muito bem trabalhada antes da Quaresma, onde ações sobre consumo consciente, oficina de geração de renda, participação em conselhos, atos públicos sobre o tema, economia doméstica, economia solidária, etc., deverão ser realizados, mostrando que a economia deve estar a serviço da vida.
Ana informou, ainda, que em Cananéia o lançamento deve ser realizado ainda no mês de novembro, na última sessão da Câmara de Vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário