Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

terça-feira, 20 de maio de 2014

Saída da Bandeira do Divino Espírito Santo

Por Amir Oliveira Garcia Filho
Aconteceu a já tradicional saída da Bandeira do Divino Espírito Santo, festa religiosa católica cananeense, que há mais de 300 anos, todo dia três de maio, às 09h, sai da Casa do Festeiro, este ano José Roberto. O trajeto, acompanhado por músicos da Bandeira, segue até a Igreja Matriz de São João Batista, onde a comunidade está à sua espera, com celebração de Missa em louvor à Bandeira, com saudação do mestre André ao festeiro e a todo o povo presente. Este ano, mestre André agradeceu ao padre Víctor Hernández, por seus oito anos de bons serviços prestados à comunidade religiosa católica de Cananéia. Em depoimento, Raul Rodrigues falou da devoção do povo antigo e da importância do esmolamento para a realização da festa do Divino Espírito Santo, pois sempre nesta data o povo saúda a saída da Bandeira. Antônia, da Rua do Artesão, disse que seus pais sempre receberam a Bandeira em casa e lembra que sempre tiveram duas Bandeiras, uma que ia em direção ao sul e outra ao norte. Por 40 dias o Cortejo da Bandeira visita as comunidades tradicionais, esmolando e fazendo a devoção ao Divino Espírito Santo. “E viva a Bandeira do Divino Espírito Santo e a nossa tradição religiosa católica!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário