Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

terça-feira, 20 de maio de 2014

Romaria a Aparecida

Por Juliana Barreto
No dia três de maio, sábado, às 22h, os catequistas, alguns amigos e o nosso querido padre Víctor Hernández, foram em romaria à cidade de Aparecida/SP. Romaria esta que foi decidida e já vinha sendo organizada pelos catequistas desde o mês de fevereiro do corrente ano. Dias antes da romaria, foi feita uma reunião com o Padre e a coordenação da catequese, para preparar a visita em Aparecida. Foram, ao todo, 47 pessoas, entre catequistas, Padre Víctor, crianças, jovens e adultos. A viagem, tanto na ida como na vinda, foi de muita oração, brincadeiras, perguntas sobre a Bíblia, um bingo religioso (com livros e muitos terços de prêmios) e muitos cantos. Chegamos a Aparecida por volta das 05h da madrugada, ali vimos e sentimos o ambiente religioso e mágico onde estávamos. Um lugar lindo, de muita devoção, oração, muitos peregrinos, lugar onde a fé nasce, cresce e se multiplica. Nós participamos da Missa das 10h, juntamente com nosso Pároco, pois Padre Víctor também participou da Missa, como celebrante. O nome da cidade de Cananéia foi divulgado durante a Missa e nos deixou muitos felizes. A Celebração foi muito linda e emocionou a todos, pois a presença de Nossa Senhora é muito forte, podemos senti-la e ver nos olhares dos que ali estavam o amor, a gratidão e a fé que sentem por apenas estar ali naquele momento. Aparecida nos deixou muito felizes e um pouco tristes, pois a vontade era de ficar mais um pouco para continuarmos a sentir aquela paz e a tranquilidade que ali estavam. Saímos de Aparecida por volta das 14h e chegamos em Cananéia por volta das 21h30. Enfim foi uma viagem muito gostosa e de muitos aprendizados e ensinamentos. Desde já, os catequistas, agradecem a Deus por essa linda romaria, a presença de todos que foram conosco e do Padre Víctor, que infelizmente nos deixa e segue para junto de sua terra natal. Em nome dos catequistas da Paróquia São João Batista, Padre Victor: agradecemos por tudo na Catequese, seus ensinamentos, suas propostas e ideias para sempre fazermos uma Catequese melhor e participativa junto de nossas crianças, jovens e adultos, dizer um muito obrigado é pouco. Que Deus e Nossa Senhora sempre lhe proteja onde o senhor estiver, Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário