Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

terça-feira, 20 de maio de 2014

Para o nosso querido Padre Víctor

O homem transformador
Por José Fábio Alves
Assim o ser adentrou a nossa Cananéia, Veio mostrando a cada um o seu valor, Não desanimava, não se acomodava, Em pouco tempo, todos perceberam o seu amor. Como um homem amigo e real Prega a paz, o amor, a felicidade, Nada para o homem é o fim, Em pouco tempo conquistou toda a nossa cidade. Nesta vida repleta de mudanças, O homem sabe conduzir a sua missão, Não se curva à tempestade, Busca sempre a transformação. Sei que a vida cobra, Mas o homem almeja sempre o melhor, Cuida com carinho do seu rebanho, Ensina, prega, mostra a luz, para não encontrar o pior. Com suas palavras de bondade, Condena o mal, a escuridão, Aos semelhantes, Nunca deixou de estender a sua mão. Assim, o ser adentrou minha ilha, Veio sem medo, sem tristeza, Na esperança de uma comunidade mais justa, Transformou toda a nossa Igreja. Os hinos de louvor tiveram o brilho, O prazer tornou-se real, Na valorização de cada verso, Veio o mais lindo e autêntico coral. Em toda a Celebração, O riso resplandece em cada face, Não há quem não se curve às lindas vozes, Não dá para esconder o disfarce. Nesta caminhada de luz, O ser mexe com o coração da gente, Mas o homem tem que partir, Para pregar a Palavra de Deus em outro Continente. E neste momento de reflexão, Onde seus ensinamentos aconteceram de verdade, Seremos sempre gratos Ao homem que trouxe a esperança à nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário