Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

CONHECENDO A NOSSA IGREJA – SÍMBOLOS DA IGREJA PARTE-VIII

A Concha
A Concha já era usada no paganismo como símbolo do feminino, fertilidade e da deusa Vênus. Mais tarde o cristianismo fez uso da concha, mas com novos significados. A concha junto à pérola simboliza Maria, a concha que leva e guarda em seu interior o que tem de mais precioso, Jesus, a pérola.
Além disso, ela tem um significado teológico: pretende recordar a lenda atribuída a Santo Agostinho, o qual encontrando um jovem na praia, que com uma concha procurava pôr toda a água do mar num buraco cavado na areia, lhe perguntou o que fazia. Ele explicou-lhe a sua vã tentativa, e Agostinho compreendeu a referência ao seu inútil esforço de procurar fazer entrar a infinidade de Deus na limitada mente humana. A lenda possui um evidente simbolismo espiritual, para convidar a conhecer Deus, mesmo se na humildade das inadequadas capacidades humanas, buscando esgotar o infinito do ensinamento teológico. Além disso, a concha é usada há séculos para indicar o peregrino, principalmente os que fazem o Caminho de São Tiago de Compostela, na Espanha: A origem verdadeira parece derivar-se do fato que os peregrinos que regressavam de Finisterra - fim do mundo conhecido naquela época - deviam mostrar aos seus familiares e amigos, alguma prova ou símbolo que testemunhasse haver cumprido com êxito a sua peregrinação até Compostela. O mar era um grande desconhecido dos europeus habitantes da parte central e, como eles sabiam que o Santo Sepulcro de Santiago se achava bem perto da costa, nada mais justo que os peregrinos, ao retornarem às suas casas, levassem uma concha como recordação. Daí veio o costume de colherem uma concha junto ao mar de que se acercavam depois de haver orado junto à tumba do Apóstolo.
A concha também é símbolo do batismo, a figura da concha era acompanhada, ainda, do desenho de três gotas, as quais lembram a Trindade, em nome da qual a pessoa é batizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário