Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Advento: tempo de esperança

O Tempo de Advento é o período de preparação para celebrar o Natal, e começa quatro domingos antes desta festa. Também dá início ao ano litúrgico. A palavra “Advento” deriva ou vem da palavra em latim “Adventus”, que significa vinda, chegada, a importância deste tempo de espera, para os cristãos, é avivar em nós a espera do Senhor com esperança e alegria. Este ano de 2013 dará início no domingo, dia 1º de dezembro, e durante quatro domingos estaremos refletindo sobre dois aspectos importantes da vinda de Jesus:
• A liturgia dos dois primeiros domingos tem um caráter mais relacionado com a vinda definitiva de Jesus Cristo no final dos tempos, e, por isso, os cantos que cantamos estão cheios de esperança, pois esta vinda de Jesus não significa medo, terror, e sim alegria, felicidade. “Os Antigos gregos utilizavam dois termos em um, ‘Maran’ ‘atha’, é uma expressão utilizada para dizer ‘O Senhor está chegando’”.
• Os outros dois domingos anteriores ao Natal são orientados a preparar mais explicitamente a vinda de Jesus na história, preparar o nascimento de Cristo. Isto significa celebrar a encarnação do Senhor, Deus se encarna na história da humanidade e assume tudo igual a nós, menos o pecado.
As leituras bíblicas deste tempo de Advento são tiradas do Livro do profeta Isaías (1ª leituras), também se leem as passagens mais proféticas do Antigo Testamento, destacando a chegada do Messias. Isaías, João Batista e Maria de Nazaré se tornam os modelos de discípulos, crentes que a Igreja oferece aos fiéis para preparar a vinda do Senhor Jesus.
Durante o Advento, está tendo cada dia mais força elaborar uma coroa, embora nas origens formava parte de uma tradição pagã, os missionários aproveitaram esta tradição para evangelizar:
• Em forma circular: O símbolo representa a eternidade, não tem princípio, nem fim, representa o amor de Deus que é eterno e também o amor a Deus e ao próximo que nunca dever terminar.
• As folhas e ramos verdes: Verde é a cor da esperança e da vida, e Deus quer que todos tenham vida e em abundância. Por isso representa nossas mãos na construção de uma sociedade onde reine o amor e a Vida.
• As quatro velas: Nos faz pensar na escuridão provocada pelo pecado, fruto da indiferença diante da dor dos irmãos e irmãs. Assim, também representa a esperança de salvação que iluminou todo o universo, com cada vela que acendemos está mais perto a chegada de Cristo, para iluminar nosso lar, nosso mundo.
• A fita vermelha: representa nosso amor a Deus e o amor de Deus que nos envolve de ternura.
Que tal, então, elaborarmos em família a coroa de Advento e aproveitar este momento para motivar as crianças, falando-lhes do significado desta tradição e seu significado? Podemos cantar um canto.
Que tal se colocarmos a coroa em um lugar bem destacado, junto do presépio ou perto da árvore de Natal, de forma que eles lembrem-se da vinda de Cristo e da importância de se preparar a família pra esse momento?
Que tal se marcarmos um horário para acender as velas, quando já estejam em casa os pais, os irmãos e fazer uma oração? Assim, como com antecedência preparamos a visita de alguém importante, com este gesto estamos preparando a visita da pessoa mais importante: Jesus.
Viva em família este Natal, rezando, cantando, convidando aos vizinhos a participar deste encontro de oração em família.
Deus Abençoe a todas as famílias e este Advento se destaque pela oração e preparação para o Natal.
Feliz Advento!!!
Pe. Víctor Hernández.

Nenhum comentário:

Postar um comentário