Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Tríduos dão início às festas em louvor à Nossa Senhora dos Navegantes

Fotos: José Belmiro Guimarães dos Santos
O Tríduos deram início ás festividades em louvor à Santa padroeira de Cananéia, Nossa Senhora dos Navegantes, sempre com Celebrações na Igreja Matriz de São João Batista, às 19h30.
O 1º Tríduo ocorreu no dia 12 de agosto, segunda-feira, com a Coroação de Nossa Senhora dos Navegantes preparada pela Comunidade de Nossa Senhora de Guadalupe do Acaraú e com Missa de Ação de Graças pelos 482 de Cananéia, preparada pelas Pastorais Sociais de Cáritas e Carcerária, com a presença do Padre Roberto, da Paróquia de São João Batista de Sete Barras.
Já o 2º Tríduo, com o tema “Maria nos inspira a sermos jovens missionários”, foi realizado no dia 13 de agosto, terça-feira, pela Pastoral da Família e com entrada da Bíblia, destacando a importância do nosso "SIM" ao chamado de Deus, para colaborar com seu Projeto do Reino, contando com a presença da coordenadora diocesana da Catequese, Hortência Marques.
O 3º Tríduo foi realizado no dia 14 de agosto, quarta-feira, com a presença de Cleusa dos Reis, da Pastoral da Criança.
Parabéns a todas as comunidades e pastorais envolvidas nos tríduos pelo belíssimo trabalho e imensa demonstração de fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário