Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

CONHECENDO A NOSSA IGREJA – SIMBOLOS DA IGREJA PARTE VI

Por Neyton João Pontes
As chaves cruzadas
As Chaves do Reino dos Céus, também chamadas de Chaves do Reino de Deus, Chaves do Céu ou Chaves de São Pedro é um termo utilizado na Bíblia, em uma afirmação de Jesus ao Apóstolo Pedro, em Evangelho de Mateus, 16:19: "Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra, será desligado nos céus".
Existem diferentes interpretações sobre o significado desse termo, dependendo da denominação cristã. O Catolicismo refere-se às implicações da expressão como o "poder das Chaves" (potestas clavium), designando a autoridade suprema que Cristo concedeu a São Pedro, e a seus sucessores, os Papas, para governar a Igreja, os termos usado a seguir, "ligar" e "desligar" são duas expressões técnicas da linguagem dos rabinos que referem-se a "proibir" e "permitir" e "condenar" ou "absolver", ou seja, refere-se ao domínio disciplinar da excomunhão, e as decisões doutrinais ou jurídicas. Os brasões dos Papas são tradicionalmente caracterizados por possuírem as chaves do céu, lembrando assim que os papas são sucessores de Pedro. No brasão do vaticano e dos papas temos a chave dourada que significa o divino e a prateada que significa o terreno, o espiritual e o temporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário