Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Símbolos da Igreja – parte III

Neyton João Pontes
Por vezes vemos a inscrição JHS ou IHS em paramentos litúrgicos, portas de sacrários e em outros lugares das Igrejas, mas às vezes nos pegamos em dúvida sobre o seu significado. Por uma tradição popular alguns dizem significar Jesus Hóstia Sagrada, mas não é esse o seu real significado e sim a sigla da expressão: "Iesus Hominun Salvator", que significa: "Jesus Salvador dos homens".
Este monograma de Cristo corresponde às três primeiras letras de "Ihsus" que é como se escreve Jesus em grego (também aparece escrito como Ihcus). Grego esse no qual foram escritos os evangelhos de Marcos e Lucas.
O "J" em paleografia corresponde à pronúncia do "I" na antiguidade, da mesma forma que o "V" era empregado como "U".
Este monograma foi muito utilizado e difundido pelos jesuítas desde Santo Inácio, como símbolo de sua vida centrada em Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário