Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Feliz Páscoa!

Alegria, irmãos. Cristo venceu a morte! Cristo Ressuscitou!
Fogo novo, luz nova, água viva renovada, mergulhados com Cristo, a Páscoa de Cristo nos reconcilia com a vida, a vida é mais forte que a morte. A Ressurreição de Cristo ilumina nossa vida. Não basta um dia para celebrar a Páscoa, prolongaremos esta festa durante cinquenta dias e mais ainda, em cada Eucaristia continuaremos a celebrar a Páscoa. Os Evangelhos, os Atos e o Apocalipse iluminarão este caminho de festa para facilitar o encontro com Cristo Ressuscitado. Estaremos escutando relatos onde Jesus se aparece e o testemunho dos primeiros discípulos e discípulas, a vivência da primeira comunidade cristã, e a visão da Pascoa celeste.
Celebrar a Páscoa significa realizar todas as nossas esperanças e os nossos anseios. Significa a superação de todas as nossas dificuldades e medos, é a conquista da liberdade por aquele que nos amou até entregar sua vida por nós, é a vitória da vida. Seguindo a proclamação da Pascoa, Cristo é a estrela que não se apaga, é a Luz perpétua que não conhece ocaso, mesmo as realidades mais escuras ficam definitivamente iluminadas. Realidades escuras continuam crucificando a Cristo, como a violência, a guerra, o desemprego, a miséria, as enfermidades humanas, a saúde precária; seguimos crucificando Cristo, porém, Ele segue ressuscitando com nossos gestos solidários. E com Ele se renovam nossas forças e Esperanças.
Jesus Cristo já não está no sepulcro, Ele está vivo, aqui e agora, no meio de nós, nos dá sua Paz, nos mostra suas chagas e parte para nós seu pão.
Jesus está ressuscitado e ressuscitando em cada um de nós, partilha conosco sua alegria, seu alento de espírito penetra em nossos corações, porque doa a força do seu Espírito e infunde vida nova. O Senhor ressuscitado nos enche de paz, “A paz esteja com vocês!” E fortalecidos quer que nos tornemos semeadores de paz para fortalecer aos que estão decaídos, para dar vista aos cegos, para libertar os cativos e anunciar o ano de graça.
Esta é nossa Igreja peregrina, com a certeza do Amor de Deus em seu coração e Boa Nova em seus lábios, acreditemos numa igreja na que todos nos sintamos irmãos, uma igreja de paz e perdão, de amor e misericórdia, uma igreja que seja mais um lar que uma cadeia, uma Igreja que se distancia mais do poder e que partilhe com os mais pobres ao estilo de Jesus. Creiamos na Igreja dos nascidos pelo batismo onde os leigos pelo seu compromisso batismal, em comunhão com seus pastores, sejam luz e sal no trabalho, na família, entre os amigos e cidadãos. Amemos nossa Igreja Mãe, que nos deu a conhecer Jesus Cristo Ressuscitado e ressuscitador.
“Onde há vida, ali está Cristo. Onde há comunidade, ali está Cristo. Onde há liberdade, ali está o Espírito. Onde há paz, ali está o Espírito. Onde há misericórdia, ali está Deus. Onde há amor, ali está Deus”.
Pe. Víctor Hernández

Nenhum comentário:

Postar um comentário