Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Francisco, o papa dos pobres

Por Neyton João Pontes
Habemus Papam! Com essas palavras há cerca de um mês acolhemos nosso novo Pontífice, que escolheu como nome Francisco. Desde a escolha do nome já começamos a ver algumas mudanças, o primeiro Francisco como sucessor de São Pedro, o primeiro papa jesuíta, o primeiro latino americano. E não para por aí, na sua primeira aparição notamos a mudança nos trajes, pois é costume, na primeira aparição de um papa, as vestes corais, mas ele optou pelo simples traje branco dos papas, tudo isso muito coerente com o que inspirou o nome escolhido, Francisco, que lembra são Francisco de Assis, o jovem que deixou toda a riqueza da família para viver na pobreza e humildade, servindo aos excluídos.
Pelo pouco tempo de pontificado já podemos notar que o Papa Francisco não apenas escolheu o nome como também os gestos, as palavras e a postura que São Francisco nos deu como exemplo. Francisco também é o nome do Santo que foi jesuíta e um dos maiores missionários, São Francisco Xavier, o nome de um papa diz muito sobre o seu pontificado, podemos esperar do Papa Francisco um papa voltado aos mais necessitados, com diálogo aberto e missionário, seguindo o que é previsto pelo Concílio Vaticano II, o qual está completando cinquenta anos.
Oremos pelo nosso Pontífice Francisco, o Senhor o conserve, vivifique e beatifique na terra, e não o entregue nas mãos de seus inimigos. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário