Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Semana Santa: Aleluia, Jesus Ressuscitou!!!

Celebrações, encenação da Via Sacra e participação dos jovens marcaram a Semana Santa em Cananéia
Por Elaine Marques e Vinícius Barbosa Rangel
A Semana Santa na Paróquia São João Batista de Cananéia, Diocese de Registro, teve início com a Celebração do Domingo de Ramos, no dia 24 de março, às 17h00, preparada pela Comunidade de Nossa Senhora de Guadalupe, do Bairro do Acaraú, juntamente com a PJ – Pastoral da Juventude. Contudo, por conta da chuva, não houve a tradicional Procissão de Ramos, sendo que a bênção dos ramos foi realizada na Igreja da Comunidade de Nossa Senhora de Guadalupe, seguida de Missa na Igreja Matriz de São João Batista.
Na Quinta-feira Santa, dia 28 de março, às 19h30, na Igreja Matriz, foi realizada a Celebração da Ceia do Senhor, conhecida como a Celebração do Lava-pés, onde se recorda quando Jesus realizou sua última ceia e lava os pés de seus discípulos. Em seguida foi realizada, pelas Pastorais, a Hora Santa, com vigília até à 00h00 e retorno no dia seguinte às 07h00.
Na Sexta-feira da Paixão, 29 de março, a Igreja Matriz celebrou a Missa da Paixão e Morte do Senhor, às 15h. Já a partir das 19h foi realizada a Encenação da Paixão de Cristo nas ruas do Centro da cidade, momento mais esperado pela comunidade católica, com participação dos fiéis, comunidades, pastorais e, principalmente dos jovens, que lembraram, durante a Via Sacra, a situação dos jovens atualmente. Ao final foi realizada a Procissão do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores.
No sábado, dia 30, às 19h30, foi realizada a Celebração da Luz, iniciada com fogueira na Praça Martim Afonso de Souza, onde foram queimados os óleos santos do ano litúrgico de 2012 e apresentados os novos óleos de 2013. Em seguida foi realizada a Missa do Sábado Santo, a mais importante da Igreja Católica, que contou com a renovação do Batismo dos fiéis, Batizados e várias representações de fé.
Por fim, no Domingo de Páscoa, dia 31 de março, às 19h30 foi realizada a Missa de Páscoa na Igreja Matriz, com grande participação da juventude, seguida da Procissão do Encontro de Jesus Ressuscitado com Nossa Senhora das Dores.
Aleluia!!! Cristo ressuscitou!!! Vivamos a plenitude da Páscoa do Senhor!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário