Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa
Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.
A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).
sexta-feira, 13 de julho de 2012
Festividades em louvor a São Pedro e São Paulo
Nos dias 29, 30 de junho e primeiro de julho foram realizadas comemorações em louvor aos santos mártires São Pedro, padroeiro dos pescadores, e São Paulo, padroeiro da comunidade de São Paulo Bagre.
Na sexta, dia 29, a Colônia de Pescadores Z-9 “Apolinário de Araújo” realizou a tradicional festa dos pescadores a São Pedro, com abertura às 19h00, na sede da Colônia, com saída do andor em procissão até a ponte do bairro do Carijó, onde se concentram os barcos de pesca. Ao retornar à Colônia houve celebração, com a participação do Padre Víctor Hernández, com ofertório.
Após a celebração, por volta das 20h30, teve fandango com apresentação dos grupos Família Neves (Marujá), Grupo Esperança (Centro), Viola de Ouro (São Paulo Bagre) e distribuição de quentão, vinho quente, pipoca e doce de abóbora.
A festa contou com a presença de muitos pescadores e colaboradores, trazendo muita alegria e descontração nessa data que é muito importante para os devotos de São Pedro e para categoria da Pesca Artesanal.
No sábado, dia 30, a Comunidade de São Paulo Bagre realizou os festejos ao seu padroeiro, São Paulo, a partir das 19h00, com quadrilha, fandango na Igreja e forró na escola, além de distribuição de tainha assada e comidas típicas.
No domingo, festa católica oficial dos santos, foram realizadas procissão e missa em louvor a São Pedro e São Paulo, às 19h30, na Igreja Matriz. Os andores foram carregados por pescadores e por integrantes da comunidade de São Paulo Bagre, que participaram de toda a celebração.
Agradecimentos a todos os pescadores, comunidade, colaboradores, Polícia Militar e Grupos de Violeiros que fizeram os festejos possíveis.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário