Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sexta-feira, 13 de julho de 2012

CONHECENDO A NOSSA IGREJA

Por Neyton João Pontes
Por que dizemos que Maria é a Mãe de Deus?
A Igreja crê e afirma que Maria é verdadeiramente Mãe de Deus, porque no princípio era o Verbo e o Verbo de Deus se encarnou na pessoa de Jesus, Jesus sendo Deus, Maria é verdadeiramente Mãe de Deus.
Maria não gerou o Deus criador, mas gerou e deu à luz Jesus, que é homem e Deus. Homem por ter nascido da carne de Maria; Deus por ter natureza divina. Jesus é Deus que se fez homem para nos mostrar a humildade e ficar no meio de nós como um de nós em tudo, menos no pecado.
A fórmula “Maria , Mãe de Deus” preserva uma das verdades mais fundamentais da fé, a verdade da encarnação e a maneira como Deus realizou a redenção do gênero humano. Como os padres da Igreja diziam: “O Verbo de Deus se fez homem para que a humanidade fosse divinizada.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário