Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

domingo, 8 de julho de 2012

Entrega da Bíblia aos catecúmenos da Crisma de Jovens do bairro do Carijó

No dia sete de julho, sábado, às 20h00, sete catecúmenos do Grupo de Jovens que se preparam para realizar o Sacramento da Crisma receberam a Bíblia Sagrada, um passo muito importante na caminhada de fé de cada um deles. A entrega da Bíblia aconteceu durante uma Celebração da Palavra, no Salão da Comunidade de São Francisco de Assis, no Carijó, onde a comunidade pôde aproveitar a oportunidade para cumprimentar e saldar o seu Grupo de Jovens, que começa a partir desse momento uma etapa de muita importância em suas vidas.
Recebendo a palavra de Deus, através da Bíblia Sagrada, que é a principal fonte de luz e sabedoria, eles poderão vir a se tornarem pessoas capacitadas a viver na fé e a ajudar na construção de um mundo novo para todos. Durante a Celebração, os jovens fizeram os pedidos de perdão, entrada da Bíblia, receberam a Bíblia durante uma homilia belíssima feita pelo Padre Víctor Hernández, onde eles se comprometeram a fazer parte integralmente da vida em comunidade, e também fizeram o agradecimento, relatando em lindas palavras todo o caminho percorrido desde que eram pequenas crianças na Catequese, até chegarem ali, onde abraçaram a missão de Deus, através dos exemplos que tiveram até o momento, exemplos na família, na Igreja, na comunidade, e principalmente, dos catequistas João Batista Alves Junior e Marcicléia Cunha Alves.
"Estamos vivenciando um trabalho bastante complexo, afinal, é a primeira vez que pegamos um Grupo de Jovens para catequizar, porém, é com bastante orgulho que continuamos trabalhando no sentido de mostrar a eles que eles realmente são capazes de transformar suas vidas, sendo pessoas boas e de boas atitudes, e que eles devem provar para eles mesmos que são fortes suficientes para fazerem a diferença em qualquer momento de suas vidas... e que a luta do dia a dia é contra eles mesmos, que se tiverem confiança neles, nos seus potenciais, e claro, acreditar em Jesus, sempre alcançarão todos os méritos que quiserem...", comentam João e Marcicléia.
Vale ressaltar que alguns destes catecúmenos se batizaram, fizeram a Eucaristia e o mini-jovens com esse casal de catequistas, então, a confiança neles é maior. Que pela intercessão de São Francisco de Assis, Deus nos fortaleça sempre no caminho da fé, da retidão, da verdade e da vida. Amém e parabéns ao Grupo por mais esse passo dado em suas vidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário