Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 24 de julho de 2014

O Cristão e o testemunho pela internet!

Não é de estranhar que nos sugiram que cada um de nós acompanhe o processo de evolução da humanidade, as revoluções tecnológicas e as novas formas de comunicação. É válido e interessante que até mesmo as pessoas de idade mais avançada se interessem, conheçam e entrem no mundo virtual, que oferece um olhar diferente e rápido pelo mundo. Mas estando nesse contexto faz-se necessária uma reflexão: Somos cristãos, conhecemos a mensagem de Deus, e ser discípulo de Cristo exige comprometimento coma causa do Reino e uma resposta ao chamado de sermos, no mundo, fermento, sal e luz. Isso nos coloca em atitude de vigiarmos os passos que damos nesse contexto virtual. Não se pode abrir mão dos preceitos e valores que herdamos, logo não podemos mergulhar em toda e qualquer corrente que aparece por meio da internet. Deve ser compromisso cristão combater a exposição do corpo e sua sexualidade, as postagens que ameaçam a integridade alheia, por meio da zombaria devido à aparência física, ou devido ao uso de linguagem maliciosa ou pejorativa, que incitam ao ódio e a agressão verbal. São ainda motivos de atenção a exposição de fotos e filmagens de desastres e tragédias onde se disfarça a curiosidade por uma falsa piedade, que somente quer que todos saibam e vejam. Há que se observar, ainda, que não convém expor os problemas pessoais, ainda que verdadeiramente sejam pessoais, os desabafos, os murmúrios, e os comentários repletos de indiretas. Outra falta grave é disseminar histórias, ainda que supostas, fazer comentários imprecisos, proferir palavras impróprias e pejorativas, julgamentos desinformados, pensamentos e sentimentos precipitados, pois sabemos da velocidade em que se espalham e causam danos e feridas. Esquecemos que a melhor maneira de cessar buchichos e comentários maldosos é não reproduzindo o mesmo. E como é triste estar atento e perceber por onde pisam as ovelhas do nosso rebanho. Assim como a televisão era tida como um grande vilão há anos atrás, na atualidade a internet pode tornar-se motivo de queda e condenação. Falamos de possibilidade porque assim como ocorre com a televisão, a internet tem o seu lado positivo e de igual forma pode auxiliar no projeto do Reino de Deus, cabe porém a postura cristã, que na sua coerência, conhece o que convém e o que não convém, separa o joio do trigo! Podemos até nos sentirmos incapazes ou envergonhados de falar sobre um trecho bíblico, mas para curtir ou compartilhar qualquer banalidade não pensamos muito se convém, se nos expõe! Deus nosso Pai nos deu o poder de escolha: “Estão diante de ti a água e o fogo”, “o bem e o mal, a vida e a morte, escolhe, pois, a vida.” A palavra que nos guia não deve ser: “se o teu olho te leva a pecar arranca-o!” Somos livres. Ser Cristão autêntico é saber fazer desse poder de escolha um sincero testemunhar, não por pieguice, mas por verdadeiramente crer!
Pe. Alessandro da Silva Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário