Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Editorial

Acabamos de viver um tempo de muitas manifestações da nossa fé, tempo que expressa os nossos sentimentos de amor e compromisso a Deus e a comunidade. Organizados como Paróquia, formamos uma grande família, logo as festas e batalhas de cada comunidade devem ser apoiadas por todos. Retornei a Cananéia com muita alegria, trazendo na bagagem muitos sonhos e desafios, num tempo de vivência muito intensa de festas e atividades e, ao mesmo tempo, despedida e envio do nosso amigo padre Víctor. Celebramos a festa do Divino Espírito Santo, acolhemos a imagem peregrina da Mãe Aparecida, enfeitamos a rua na festa de Corpus Christi, celebramos nosso padroeiro São João Batista, São Vito mártir (Marujá), Santo Antônio (Mandira) e São Luiz Gonzaga (Ariri) e São Pedro (Pescadores). Não deu muito tempo para planejar as coisas com o tempo hábil que se faz necessário, mas a comunidade se esforçou por fazer o seu melhor e tudo saiu bem. Estamos, agora, nas vésperas das festividades de Nossa Senhora dos Navegantes e com o mesmo empenho queremos homenagear Maria, a nossa Mãe e pedir-lhe: Mãe mostra-nos o seu Filho! Que nessa edição desse nosso informativo paroquial, possamos partilhar nossa caminhada de fé e testemunho dessa grande família. Agradeço o carinho da acolhida e a confiança depositada em mim. Cananéia me acolheu como seminarista, hoje, esses mesmos amigos de ontem, me acolheram como pároco. Muitos perguntam sobre as expectativas, ideias e mudanças que possam ocorrer. Quanto a isso gostaria de dizer que continuaremos com todo trabalho, com as iniciativas que deram certo, ouvindo e sugerindo novas ideias, de modo que façamos juntos o caminho. Precisamos rever a organização nas comunidades, com equipes e conselhos que possam se informar, orientar e conduzir a comunidade, de modo que avancemos para as águas mais profundas. Acredito que assim, posso contribuir com minha formação e experiência pastoral para continuarmos em nossa comunidade nossa caminhada paroquial com empenho, testemunho e vida. Que não celebremos mecanicamente somente, mas vivamos realmente como discípulos, construindo o Reino de Deus! Pe. Alessandro da Silva Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário