Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Paróquia São João Batista de Cananéia reúne fiéis nas Celebrações da Semana Santa pré Páscoa

Procissão de Ramos, Missa dos Santos Óleos e Missa da Ceia do Senhor preparam os católicos locais e visitantes para a maior Festa Católica
A Paróquia São João Batista de Cananéia vem preparando lindas Celebrações pela Semana Santa, preparando os fiéis para a maior festa da Igreja Católica, a Páscoa. No último domingo, dia 13 de abril, às 19h00, com saída da Comunidade de Nossa Senhora do Rocio, foi realizada a procissão de Ramos, com encenação da chegada de Jesus Cristo em Jerusalém. Já na terça-feira, dia 15 de abril, às 19h, na Igreja Matriz de São João Batista, foi realizada a Missa dos Santos Óleos, preparada pelas Pastorais locais, com a presença do Bispo da Diocese de Registro, Dom José Luiz Bertanha, padres, religiosos e fiéis de toda da região, onde foram consagrados e distribuídos os Óleos do Batismo, do Crisma e da Unção dos Enfermos para serem utilizados pelas Paróquias da Dioceses em todo o ano litúrgico, que se inicia no próximo sábado. Em seguida foi oferecido um jantar a todos os presentes na Quadra Coberta do Esporte Clube Maratayama. Na quinta-feira, dia 16 de abril, a partir das 20h, foi realizada a Missa da Ceia do Senhor, com a encenação de Jesus Cristo lavando os pés dos discípulos. Hoje, Sexta-feira Santa, dia 18, a partir das 18h haverá a Encenação da Via Sacra com saída da Igreja Matriz e posteriormente a Procissão do Senhor Morto. No sábado, dia 19, haverá Vigília Pascal e Batismo na Comunidade de Porto Cubatão às 17h30 e às 21h Vigília e Batismo de Adultos na Matriz. Por fim, no Domingo de Páscoa, dia 20, será realizada Missa de Páscoa e Batismo de Crianças na Matriz às 09h. Participem!!!! Feliz e abençoada Páscoa a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário