Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 10 de abril de 2014

João Paulo II e João XXIII, novos Santos da Igreja

O Vaticano anunciou que vai fazer uma cerimônia mais sóbria e sem extravagâncias para a canonização dos papas João Paulo II e João XXIII. A cerimônia será no dia 27de abril. Francisco havia confirmado que os dois papas seriam declarados Santos após a Igreja ter reconhecido um segundo milagre atribuído a João Paulo II, que liderou os católicos por 27 anos até sua morte, em 2005, quando foi sucedido por Bento XVI. A canonização do papa polonês veio em tempo recorde, mas seguiu todos os passos prescritos pela Igreja. João XXIII foi papa de 1958 a 1963, e seu pontificado foi marcado pela realização do Concílio Vaticano II, que buscou reformar a liturgia católica e estabeleceu novas diretrizes para a Igreja com o objetivo de aproximá-la mais dos fiéis. O papa Francisco convidou o pontífice emérito Bento XVI às canonizações de João Paulo II e de João XXIII, que acontecerão no dia 27 de abril na Praça de São Pedro, mas a presença de Bento XVI ainda não foi confirmada. (fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/papa-define-data-para-canonizar-joao-paulo-ii-e-joao-xxiii)

Nenhum comentário:

Postar um comentário